O atual prefeito Cícero Lucena (PP) e o ex-ministro de Bolsonaro, Marcelo Queiroga, vão disputar o segundo turno das eleições em João Pessoa.
Com 100% das seções totalizadas às 18h58 deste domingo, Lucena conquistou 205.122 votos válidos (49,16%). O candidato Marcelo Queiroga obteve 90.840 votos (21,77%).
Com a definição de segundo turno entre os candidatos do PP e do PL, agora surge a pergunta : com quem ficarão os candidatos Luciano Cartaxo, do PT, e Ruy Carneiro, do Podemos ?
Podemos arriscar que Luciano Cartaxo poderá tomar a decisão de apoiar Cícero com o discurso de que o candidato do PP faz parte do projeto de palanque e apoio ao presidente Lula em 2026. Uma decisão que pode contrariar, e muito, o ex-governador Ricardo Coutinho, que hoje alimenta sua ira contra o prefeito Cícero Lucena e o governador João Azevedo.
Na verdade o que se constata é que Jackson Macedo, presidente do PT na Paraíba sempre teve razão. Não se pode fazer político com o fígado, mas com maturidade e a razão.
Ruy Carneiro deve repetir o que fez em 2020 e não anunciar apoio no segundo turno. O deputado federal deve cuidar do mandato para buscar a reeleição em 2026. A dúvida é : qual o percentual de eleitores de Ruy Carneiro que vai para Cícero Lucena e para Marcelo Queiroga ?
O segundo turno, apesar de começar do zero, mostra favoritismo de Cícero Lucena , que amealhou 205 mil votos, e deve ser reforçado com uma tendência de voto dos eleitores de Cartaxo.
Resta a Marcelo Queiroga captar os votos dados a Ruy Carneiro, buscar possíveis indecisos, e se possível, reverter votos dados ao atual prefeito, o que não é muito fácil.
De qualquer forma deveremos ter um segundo mais estratégico do que ódio, como vimos no primeiro turno.