O deputado estadual e ex-prefeito de São José de Piranhas, Chico Mendes, tomou uma decisão importante em sua vida política.
Após ter seu pedido de registro de candidato a Prefeitura de Cajazeiras, negado pelo Tribunal Regional Eleitoral, Chico Mendes, avaliou a relação custo/benefício, e tomou a melhor decisão : substituir seu nome no processo eleitoral em Cajazeiras.
Quem está em situação semelhante a de Chico Mendes, com decisão judicial contrária ao pedido de registro de candidatura, o melhor caminho é substituir o nome. Não adianta desperdiçar tempo e dinheiro em campanha, sem o deferimento do registro.
Primeiro pelo fato de toda a cidade saber que a Justiça indeferiu o registro e que quem votar no candidato vai estar perdendo o voto.
Segundo que lideranças políticas que conhecem de perto o que é perder tempo e energia em campanha eleitoral, começam se afastar do candidato.
Existem candidatos que pensam exclusivamente em seu próprio umbigo, e assim mesmo com registro indeferido pela Justiça Eleitoral, insistem em manter a campanha, mas com um único objetivo : somar uma quantidade de votos, mesmos considerados inválidos pela Justiça Eleitoral, para negociar com candidatos a deputado estadual, deputado federal , senador e governador nas eleições de 2026.
O melhor caminho é substituir por outro nome, pois o sucessor poderá vencer a campanha e terá os votos válidos, e será diplomado e tomará posse com aval da Justiça Eleitoral.
Quem está em grupo político em que o candidato teve o pedido de registro de candidatura o melhor caminho é substituir o nome, e para isso tem prazo, até a próxima segunda-feira, dia 16.
Marcelo José
Advogado/Jornalista