O advogado Thiago Leite, que concorre à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba, pelo Quinto Constitucional da OAB-PB, durante sabatinas nas subseções da OAB, em Campina Grande e Guarabira, apresentou sua trajetória de 20 anos no exercício da advocacia, com serviços prestados à classe , tratou de diversos temas jurídicos, e reafirmou o inafastável compromisso com a garantia do amplo exercício das prerrogativas dos advogados.
As sabatinas realizadas nas subseções da OAB-PB, em Campina Grande, nesta terça-feira, e em Guarabira, nesta quarta-feira, integram uma programação no processo de escolha da lista sêxtupla que será encaminhada ao Tribunal de Justiça para formação de uma lista tríplice, para nomeação pelo governador do estado, do novo desembargador do Tribunal de Justiça do estado da Paraíba.
“Sou advogado há 20 anos. Exerço a profissão, de forma ininterrupta, desde o ano de 2004. Exerço a advocacia eleitoralista, e como tal, frequento, ando e já peregrinei por todas as comarcas desse estado. Durante esse período eu também fui conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba, e fui o primeiro presidente da Comissão em Defesa dos Honorários Advocatícios de nossa seccional, quando naquela oportunidade realizamos a criação da tabela de honorários advocatícios de nossa Ordem, e efetivamos trabalhos específicos de valorização de honorários advocatícios. Então essa história dentro da OAB, essa história da advocacia efetiva dentro da justiça estadual, nós queremos trazer para o Tribunal de Justiça da Paraíba. E é por isso que nós colocamos nosso nome à disposição neste pleito que se avizinha para escolha da lista sêxtupla do TJPB”
USO DA TECNOLOGIA PELA ADVOCACIA E PELO JUDICIÁRIO – Entre os diversos temas abordados durante as duas primeiras sabatinas realizadas em Campina Grande e Guarabira, (haverão mais duas sabatinas, uma em Sousa segunda-feira, dia 9, e outra em João Pessoa, dia 11), foi abordada a questão do uso da tecnologia pelos advogados e pelo Poder Judiciário.
EXPLANAÇÃO DE THIAGO LEITE : “Desde a implementação do Processo Judicial Eletrônico (PJE) que a advocacia teve de conviver com essas novas tecnologias e isso foi aprofundado, de forma mais célere em decorrência da Pandemia. Isso facilita a vida dos advogados que não precisam mais ir ao Fórum para pegar uma peça processual. A virtualização das audiências também foi um avanço. Eu como advogado que milito em quase todas as comarcas do estado tinha que me deslocar, por exemplo, até Cajazeiras para fazer uma audiência. Isso otimizou o nosso trabalho. Então essa implementação da tecnologia já é uma realidade, tanto no Tribunal de Justiça, como nas comarcas de primeira instância. Então isso tem que ser mantido e aprimorado. Nós entendemos que o atendimento ao advogado também deve ser virtualizado, o desembargador egresso do Quinto Constitucional, da OAB ainda mais, ele tem que criar mecanismos e esses mecanismos se implementam com devido acesso, o acesso presencial para aquele que desejar, e o acesso virtualizado, por exemplo, a senhora está aqui em Guarabira e desejar despachar com o desembargador, se Deus quiser Thiago Leite, basta fazer um agendamento e a partir daí pode despachar e entregar seus memoriais de forma virtual por videoconferência sem a necessidade de grandes deslocamentos”, defendeu Thiago Leite.
THIAGO LEIETE Nº 114
Thiago Leite tem 20 anos de exercício exclusivo na advocacia, com atuação e larga experiência no direito Eleitoral, Administrativo e Civil.
Tem serviços prestados à advocacia paraibana e destacada contribuição com a Ordem dos Advogados do Brasil ( secção Paraíba) OAB-PB como conselheiro estadual da instituição e presidente da Comissão de Honorários da OAB-PB.
Com vasta atuação no Direito Eleitoral tendo participado ativamente de campanhas eleitorais estaduais e municipais, em diversas cidades de todas as regiões do estado da Paraíba, conhecendo as dificuldades da jovem advocacia, e convivendo com colegas de maior a menor experiência no exercício pleno da advocacia.