A Comissão Avaliadora do “8º Prêmio Afrafep de Educação Fiscal” divulgou, no perfil do Instagram @afrafepsocial, a lista dos oito projetos vencedores da edição de 2024 nas quatro categorias: Instituições, Tecnologia e Profissional da Imprensa.
O prêmio é uma realização da Associação dos Auditores Fiscais do Estado da Paraíba (Afrafep), com patrocínio do Sindifisco-PB e da Loteria do Estado da Paraíba (LOTEP-PB), tendo apoio institucional da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB) e da Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite). Os prêmios reconhecem o compromisso com a educação fiscal e a cidadania.
CATEGORIA ESCOLA – Na categoria Escola, três projetos da rede estadual foram premiados. A Escola Estadual Cidadã Técnica Integral Otávia Silveira (ECIT Otávia Silveira), do município de Mogeiro, com o título “Uso de Plataformas de Inteligência Artificial como Instrumento para Disseminação da Educação Fiscal”, coordenado pelos professores Suênio Anderson e Feliciano da Silva Alves. A segunda foi a Escola Estadual Cidadã Técnica Dr. Antônio Batista Santiago, do município de Itabaiana, com o título “Projeto Cidadania e a Função Social dos Tributos”, coordenado pela professora Érika de Fátima Pereira de Lacerda, enquanto o terceiro projeto premiado da categoria Escola foi da Escola Integral Técnica Pastor João Pereira Gomes Filho (ECIT Pastor João Pereira Gomes Filho), do município de João Pessoa, com o título “Projeto Educação Fiscal: Meu Imposto Rende Nosso Compromisso”, coordenado pelo professor Manoel Messias da Silva.
CATEGORIA INSTITUIÇÕES – Na categoria Instituições, dois projetos foram vencedores. O primeiro da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com o projeto “De Onde Vem e para Onde Vai? Entendendo e Participando da Jornada dos Tributos”, coordenado por Geovânia da Silva Toscano, enquanto o segundo projeto premiado foi do Unipê – Centro Universitário João Pessoa, com o título “Descomplicando Cupons”, coordenado por Ruan Vitor de Lacerda Ferreira.
CATEGORIA PROFISSIONAIS DA IMPRENSA – Na categoria Profissionais da Imprensa, duas reportagens foram premiadas. A primeira foi a reportagem da rádio Tabajara intitulada “Matéria Especial – CPF na Nota: o que eu ganho com isso?”, dos radialistas Lukas Santiago e Marcos Thomaz. A segunda matéria premiada foi do Portal G1 Paraíba/Tv Cabo Branco com a reportagem “Projeto de Alunos de Escola Pública Conscientiza contra a Sonegação Fiscal com vídeos e jogos nas redes sociais”, da jornalista Iara Alves dos Santos.
CATEGORIA TECNOLOGIA – Na categoria Tecnologia, o projeto vencedor foi sobre “Cida na Trilha da Consciência Social”, coordenado por Cinthia Gonçalves Irineu.
DATA E LOCAL AINDA SERÃO DEFINIDOS – A Associação dos Auditores Fiscais do Estado da Paraíba (AFRAFEP) informou ainda que a data e o local de entrega da premiação aos ganhadores do ‘8ª edição ‘Prêmio Afrafep de Educação Fiscal’ serão definidos posteriormente. Cada um dos vencedores da 8ª edição será agraciado com um Certificado de Reconhecimento e uma premiação financeira de R$ 5.000,00.
PROJETOS VENCEDORES DO PRÊMIO AFRAFEP DE EDUCAÇÃO FISCAL 2024
CATEGORIA ESCOLA:
Escola Estadual Cidadã Técnica Integral Otávia Silveira (ECIT Ota?via Silveira) de Mogeiro-PB
Projeto: “Uso de Plataformas de Inteligência Artificial como Instrumento para Disseminação da Educação Fiscal”
Coordenadores: Suênio Anderson e Feliciano da Silva Alves
ECIT Pastor João Pereira Gomes Filho de João Pessoa (PB)
Projeto: “Projeto Educação Fiscal: Meu Imposto Rende Nosso Compromisso”
Coordenador: Manoel Messias da Silva
Escola Estadual Cidadã Técnica Dr. Antônio Batista Santiago de Itabaiana (PB)
Projeto: “Projeto Cidadania e a Função Social dos Tributos”
Coordenadora: Érika de Fátima Pereira de Lacerda
CATEGORIA PROFISSIONAIS DA IMPRENSA –
Rádio Tabajara FM
Projeto: “Matéria Especial – CPF na Nota: o que eu ganho com isso?”
Coordenadores: Lukas Santiago e Marcos Thomaz
G1 PARAÍBA/TV Cabo Branco
Projeto: “Projeto de Alunos de Escola Pública Conscientiza contra a Sonegação Fiscal com vídeos e jogos nas redes sociais”
Coordenadora: Iara Alves dos Santos
CATEGORIA INSTITUIÇÕES:
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Projeto: “De Onde Vem e para Onde Vai? Entendendo e Participando da Jornada dos Tributos”
Coordenadora: Geovânia da Silva Toscano
Unipê – Centro Universitário João Pessoa
Projeto: “Descomplicando Cupons”
Coordenador: Ruan Vitor de Lacerda Ferreira
CATEGORIA TECNOLOGIA:
Projeto: “Cida na Trilha da Consciência Social”
Coordenadora: Cinthia Gonçalves Irineu