Este Blog publicou no início da semana, no dia 1º de julho ( segunda-feira) uma matéria com o currículo do advogado Fábio Brito, apontando-o como o novo Procurador-Geral do Estado da Paraíba.
Eis que cinco dias depois o Diário Oficial do Estado, edição deste sábado, dia 6 de julho, traz a nomeação do credenciado advogado para ocupar o cargo de PGE, em lugar de Fábio Andrade.
O Blog agradece as fontes, essenciais ao bom jornalismo.
Repetimos o texto da matéria anterior com um pouco da carreira profissional do advogado Fábio Brito.
FÁBIO BRITO – É advogado e professor, natural de Teresina, capital do Piauí. Mora em João Pessoa desde 1993 quando chegou para cursar Direito no Unipê. Exerce a advocacia desde 1998, com destacada atuação no direito público e no direito eleitoral. É sócio administrador do escritório F Brito Advogados Associados.
Fábio Brito é Mestre em Direito pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), defendendo a dissertação em 2015. LLM em Direito Penal, Econômico pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP),
2022. Membro fundador da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP).
Ao longo dos anos Fábio Brito se consolidou como um dos mais atuantes e destacados advogados no direito eleitoral no estado da Paraíba, prestando consultoria e assessoria para diversos políticos e campanhas eleitorais concorridas na Paraíba.
Fábio Brito lecionou na graduação e pós-graduação nas disciplinas de Direito Processual Civil e Direito Eleitoral,
prestando orientação acadêmica em monografias, artigos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso.
Foi professor convidado da Escola Superior de Advocacia Professor Flóscolo da Nóbrega (ESA/PB) e coordenador dos cursos de pós-graduação na área de Direito Eleitoral, triênio 2013/2015. Foi conselheiro Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional da Paraíba, triênio 2013/2015.
Coordenou o Grupo de Trabalho sobre a Reforma Política da OAB/PB e foi presidente da Comissão de Direito Eleitoral e Parlamentar da OAB/PB, triênio 2013/2015. Atuou como Membro Consultor da Comissão Especial de Mobilização para a Reforma Política do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, biênio 2014/2015.
Foi Presidente do Instituto de Direito Eleitoral da Paraíba (IDEL-PB), biênio 2019/2021. Atuou como Membro Consultor da Comissão Especial de Compliance Eleitoral e Partidário do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, triênio 2019/2022.