O presidente do Clube dos Oficiais da Polícia e Bombeiros Militares da Paraíba, coronel Francisco de Assis, participou nesta quarta-feira, dia 10, da solenidade de comemorações dos 216 anos da Justiça Militar da União (JMU), com a entrega das comendas da Ordem do Mérito Judiciário Militar .
Entre os homenageados com a condecoração esteve a major Patrícia do Corpo de Bombeiros Militares da Paraíba, que estava acompanhada do esposo, o tenente coronel Bisneto, da PM da Paraíba.
A tradicional cerimônia do Superior Tribunal Militar (STM) contou com a participação dos agraciados, entre autoridades dos Três Poderes, militares das Forças Armadas, servidores da Justiça Militar da União e pessoas da sociedade que prestaram relevantes serviços a esta Justiça Especializada e foram lembradas e agradecidas em forma de comendas.
Entre as autoridades agraciadas estiveram o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin; o procurador-geral da República Paulo Gustavo Gonê; o advogado-geral da União Jorge Rodrigo Messias e a senadora Damares Alves.
Também foram agraciadas com a comenda o Navio Veleiro Cisne Branco (Marinha), a Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos do Exército, o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e a Associação da Ordem das Altaneiras.
Neste ano, a cerimônia contou com o quinteto de cordas e harpa composto por integrantes da Força Aérea Brasileira, que executou diversos números musicais, antes e durante a entrega da comenda.
Ao usar da palavra para enaltecer a importante data, o presidente do STM e chanceler da Ordem do Mérito Judiciário Militar, ministro Francisco Joseli Parente Camelo, afirmou que a Justiça Militar da União (JMU), que nasceu no longínquo ano de 1808 pelas mãos do Rei de Portugal Dom João VI, conta com a história de 216 anos para que seus integrantes não se percam ao longo da jornada e que possam passar aos que se sucederem a certeza de que, cumprindo os seus deveres, deixam o exemplo para que continuem como leais guardiões da Pátria Brasileira.
“É com muita esperança e fé que, acreditando no futuro do nosso País, nos comprometemos a lutar sempre pela igualdade, pelo justo julgar, pelas minorias mais carentes do nosso povo e por cada oportunidade que nos for dada de fazermos, cada vez mais e melhor, o que espera de nossa Justiça Militar o povo brasileiro”, disse o ministro Joseli Camelo.
Ainda conforme o chanceler da Ordem, hoje, a Justiça Militar está em festa, em paz e em harmonia.
“Todos os Poderes da República celebram a jornada que traçamos rumo a um futuro de conquistas e vitórias para toda nossa gente. Conquistas no campo da economia, da educação, da saúde e vitórias contra a fome, contra o desemprego, contra a miséria.
Vamos seguir juntos, eu, como Presidente e Chanceler da Ordem do Mérito Judiciário Militar, e todos os Conselheiros de nossa Ordem, Senhora Ministra e Senhores Ministros, cumprimentamos todos os ilustres agraciados que, a partir desta data, terão seus nomes inseridos no nosso livro de honra, onde se encontram todos aqueles que contribuíram para o engrandecimento de nossa Justiça”.
A Condecoração
A Ordem do Mérito Judiciário Militar (OMJM) foi criada pelo Superior Tribunal Militar (STM), em Sessão de 12 de junho de 1957, destina-se a premiar pessoas e instituições, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras por meio da concessão de insígnias: Insígnia para Bandeira ou Estandarte; Grã-Cruz (Cavalheiros); Grã-Cruz (Damas); Alta Distinção (Cavalheiros); Alta Distinção (Damas); Distinção e Bons Serviços
As insígnias da OMJM são concedidas a integrantes da Justiça Militar da União (JMU) que tenham se destacado no desempenho de suas atribuições e não tenham recebido quaisquer punições; a magistrados, juristas, integrantes do Ministério Público, da Defensoria Pública da União, da Advocacia-Geral da União, das Forças Armadas e de outras Instituições, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras que, pelos serviços prestados, se tenham tornado credoras de homenagem da JMU. E também a cidadãos, brasileiros ou estrangeiros, que tenham prestado reconhecidos serviços ou demonstrado excepcional apreço à JMU.
Podem, ainda, ser agraciadas com as insígnias da OMJM as Instituições ou Organizações, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, representadas por suas bandeiras ou estandartes, por ações que as credenciem a este preito de reconhecimento.
MINISTRA DO STM, MARIA ELIZABETH, FOI HOMENAGEADA NO CLUBE DOS OFICIAIS
No dia 12 de março do ano passado durante as comemorações do Dia da Mulher no Clube dos Oficiais da Polícia e Bombeiros Militares da Paraíba, homenageou o ministra do Superior Militar, Maria Elizabeth Teixeira.
A ministra Maria Elizabeth , do STM, já esteve proferindo palestra no Clube dos Oficiais, criando um vínculo de amizade e respeito mútuo.
Veja vídeo do Dia da Mulher, com a presença da ministra do STM, Maria Elizabeth, homenageada.