Do comunicador Nilvan Ferreira não precisamos falar, a Paraíba já conhece, o admira e lhe deu títulos de campeão de audiência, nas emissoras de rádio e de TV, por onde passou.
Falemos do político Nilvan Ferreira, que nunca teve mandato, e me parece que é um dos poucos que não precisou ter mandato pra ser líder e ter bom conceito.
Lembro-me bem quando Nilvan disse que seria pré-candidato a Prefeitura de João Pessoa em 2020 e que muitos duvidaram. Primeiro diziam que ele não tinha coragem, depois que ele registrou a candidatura, diziam que iria desistir e finalmente disseram que não iria ao segundo turno.
Nilvan registrou a candidatura, disputou com grande desenvoltura e derrotou o deputado federal Rui Carneiro, o deputado estadual Wallber Virgolino, o ex-governador Ricardo Coutinho, e a candidata Edilma Freire, do então prefeito Luciano Cartaxo. Valorizou a vitória de Cícero.
Em 2022 os mesmos questionamentos, com um ingrediente a mais. Nilvan teria uma vaga assegurada como deputado na Assembleia Legislativa da Paraíba, ou até, com mais dificuldade, quem sabe uma vaga na Câmara Federal. Mas Nilvan foi chamado ao desafio de disputar o Governo do Estado, garantindo um palanque para Bolsonaro , os bolsonaristas e aliados.
Foi guerreiro, foi fiel, foi até o fim. Ficou em terceiro numa eleição de governador do estado, ficando a frente do senador da República Veneziano Vital do Rego. E não superou Pedro Cunha Lima para ir ao segundo turno, por uma razão simples foi boicotado e depois perseguido por supostos “aliados”.
Nilvan Ferreira não contou, mas quem convive na política e sabe um pouco dos bastidores, sabe o sofrimento dele, até mesmo quando renunciou a pré-candidatura, sinalizando ir à disputa em Santa Rita.
A maturidade e as estratégias de Nilvan Ferreira o levam a outros vôos e desafios. As dores serviram para o tornar mais forte, e saber que não se atravessa o deserto sem dores, coragem e fé.
Em meio a tantos fatos que revelam os boicotes, traições e perseguições de pseudos aliados, eis que o povo de Santa Rita o abraçou para uma caminhada difícil, mas ao lado de quem quer vê-lo vencer, eis a diferença.
Nesses percalços políticos Nilvan Ferreira contou e conta com o apoio do deputado federal Cabo Gilberto e o deputado estadual Wallber Virgolino.
A vida ensina muito, a vida na política acelera o aprendizado. E na política não se deve elogiar tanto ao ponto que não dê espaço para uma crítica, e não se deve atacar tanto ao ponto de fechar as portas para uma conciliação.
Eis que de tanto sofrer perseguições de “supostos aliados”, vem uma mensagem de afago de Cícero Lucena, opositor de Nilvan Ferreira, em 2020 nas eleições de prefeito, e em 2022, nas eleições para governador.
“Sem dúvida Nilvan conhece como profissional da área de comunicação e também como candidato , e tem com certeza sugestões para que a gente possa colocar nos nossos programas de governo, nos sugerindo ações , então se tiver a oportunidade de tê-lo, nos sugerindo ações em favor da cidade de João Pessoa, e até mesmo seu posicionamento político, pra mim será muito bem vindo”, declaração de Cícero Lucena ao Programa A Voz da Paraíba, na Rádio 100.5 FM, nesta sexta-feira, dia 23.