Uma pane no sistema de tecnologia da Secretaria da Fazenda do estado da Paraíba acarretou sérios transtornos e prejuízos. O “bug” ocorreu durante cinco dias no mês passado e comprometeu os serviços dos auditores e também dos contribuintes que não conseguiram sequer emitir um boleto de IPVA para pagamento.
A Secretaria da Fazenda recebeu um ofício do Sindifisco – Sindicato dos Integrantes do Grupo Ocupacional dos Servidores Fiscais Tributários do Estado da Paraíba – pedindo explicações para a pane no sistema e cobrando providências para prevenir o problema e a garantia do perfeito funcionamento do sistema.
A paralisação do sistema gerou preocupação a quem tinha que cumprir obrigações tributárias , sendo necessário que a Secretaria da Fazenda emitisse uma nota às pressas para tentar amenizar a situação.
“A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB) vai prorrogar o pagamento de tributos, a entrega da Escrituração Fiscal Digital (EFD) e também o recolhimento dos tributos cujos lançamentos são originários da emissão de Fatura. A Fazenda Estadual vai publicar, nesta terça-feira (9), no Diário Oficial Eletrônico (Doe-Sefaz), de forma extraordinária, uma portaria com as novas datas de vencimento”, dizia a nota publicada pela Sefaz.
“A prorrogação foi decidida após o sistema corporativo da Sefaz-PB ter ficado indisponível, em decorrência de problemas técnicos, tanto para os contribuintes como para os auditores e servidores fazendários”, justificava a Secretaria da Fazenda.
“Conforme a portaria que será publicada, nesta terça-feira (9), todos os tributos, que tiverem seus lançamentos originados da Escrituração Fiscal Digital (EFD), referente ao mês de abril de 2023, ficarão postergados para o dia 20 de maio de 2023”, acrescenta.
“O prazo de entrega dos arquivos da Escrituração Fiscal Digital (EFD), referente ao período de abril de 2023, também foi prorrogado para o dia 20 de maio de 2023. Já o recolhimento dos tributos cujos lançamentos são originários da emissão de Fatura, com vencimento nesta terça-feira, 9 de maio de 2023, fica, excepcionalmente, postergado para o dia 15 de maio de 2023”, conclui a nota da Sefaz.
Uma fonte do Blog informou que há cobrança para investimentos no sistema da Secretaria da Fazenda, tendo em vista que é essencial que esteja integralmente funcionando para atender a grande demanda.
Investimentos em equipamentos são necessários para garantia do perfeito e amplo funcionamento do sistema, mas há queixas quanto a falta de aplicação de recursos na qualidade de funcionamento do sistema.