Os profissionais de enfermagem, servidores públicos da Paraíba, tão citados em discursos políticos por gestores, por terem estado na linha de frente do enfrentamento a Covid-19, foram surpreendidos ao terem acesso aos contracheques do mês de fevereiro e constatarem que o Governo do Estado cortou gratificação que recebiam há muitos anos.
Eles acionaram o Blog para denunciar que o Governo do Estado teria cortado gratificação de adicional de representação, que é paga há mais de 10 anos , e a produtividade.
O Governo do Estado anunciou que iria pagar o piso nacional salarial da enfermagem mas apenas aos efetivos, deixando milhares de profissionais prestadores de serviço, de fora.
Ao implantar o piso apenas para os servidores efetivos o Governo deu com uma mão e tirou com a outra, retirando a gratificação e a produtividade, gerando revolta entre os enfermeiros.
“Ele simplesmente falou que a Paraíba ia sair na frente com o pagamento do piso salarial pra gente, primeiro ele só pagou aos efetivos, pagou em folha complementar no mês passado, mas também não falou que iria tirar nossos direitos. Já tá dizendo dizendo piso salarial é pra ser implementado no salário base . Eu como técnica de enfermagem do estado eu ganho só um salário mínimo, então é pra ele modificar isso aí, e não ele tirar nossos direitos. Ou seja ele deu com uma mão e tirou com a outra. Ele tirou uma gratificação de adicional de representação , que existe há mais de 14 anos, e nossa produtividade, essas duas que já estão implementadas. Isso é um desrespeito com a gente. A gente sabe que uma gratificação quando o servidor passa muito tempo recebendo uma gratificação ele tem todo o direito dessa gratificação não ser retirada, é um absurdo um negócio desse”, comentou uma profissional de enfermagem que o Blog vai preservar o nome para não haver perseguição a mesma.
COREN EMITE NOTA COBRANDO EXPLICAÇÃO
O Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB), no exercício de seu dever institucional de zelar pelo bom conceito da profissão, vem a público se manifestar sobre a retirada das gratificações dos servidores do estado.
A implantação do Piso Nacional da Enfermagem não serve como justificativa legal ou moral para a retirada de gratificações e adicionais dos profissionais da enfermagem da Paraíba. As atividades desempenhadas pelos profissionais respaldam o pagamento das gratificações e adicionais, os quais não podem ser retirados de maneira abrupta, infundada e compensatória.
O Coren-PB seguirá diligente junto as instituições responsáveis, atuando na preservação do bom conceito e da dignidade profissional. Aguardamos esclarecimentos para a categoria por parte do governo estadual.
João Pessoa, 25 de fevereiro de 2023
CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DA PARAÍBA
Ver essa foto no Instagram
O Blog disponibiliza o espaço necessário ao Governo do Estado da Paraíba para sua versão na polêmica.