A CPMI – Comissão Parlamentar Mista de Inquérito- conjunta do Senado e da Câmara – para investigar os fatos ocorridos com as invasões dos prédios do Palácio da Alvorada, do Congresso e do STF, já tem número suficiente de assinaturas de deputados federais e senadores para investigar o que está escondido nos fatos do dia 8 de janeiro.
Três paraibanos – o senador Efraim filho (União Brasil) – e os deputados federais Cabo Gilberto Silva e Welington Roberto ( ambos do PL), assinaram o requerimento com pedido de instalação da CPMI.
NÚMERO GARANTIDO PARA INSTALAÇÃO AUTOMÁTICA
Os senadores e deputados federais que querem investigar com profundidade o que realmente aconteceu no dia 8 de janeiro, estão comemorando pois já se alcançou o número necessário para a instalação automática de CPMI, como diz o Regimento Interno do Congresso Nacional .
Art. 21. As Comissões Parlamentares Mistas de Inquérito serão criadas em sessão conjunta, sendo automática a sua instituição se requerida por 1/3 (um terço) dos membros da Câmara dos Deputados mais 1/3 (um terço) dos membros
do Senado Federal.20
Parágrafo único. As Comissões Parlamentares Mistas de Inquérito
terão o número de membros fixado no ato da sua criação, devendo ser igual a
participação de Deputados e Senadores, obedecido o princípio da proporcionalidade partidária.