A Procuradoria Geral da República se manifestou contrária ao pedido do PSOL, partido político da base de apoio do presidente Lula, que requereu a prisão de cinco políticos adversários na Paraíba.
Através de uma petição o partido político Psol pediu no âmbito do inquérito 4781 a prisão do deputado estadual Walbber Virgolino, da vereadora Eliza Virgínia, do deputado federal Cabo Gilberto Silva, do candidato a governador da Paraíba, pelo PL, nas eleições de 2022, Nilvan Ferreira, e da candidata a deputada federal Pâmela Bório.
“Posto isso, o MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL requer: o indeferimento do pedido de decretação de prisão preventiva, bem como de suspensão imediata de acesso a perfis em redes sociais registradas em nome dos representados”, consta da manifestação da PGR.
A manifestação da Procuradoria Geral da República é assinada pelo sub-procurador Geral da República, Carlos Frederico Santos, e foi juntada ao inquérito 4781. O ministro Alexandre de Moraes deve decidir sobre o pedido, após a PGR se manifestar.
Como pode ser observar na manifestação a Procuradoria Geral da República requer o indeferimento do pedido do partido político, tanto para prender os adversários , como para suspender o acesso aos perfis das redes sociais.
Ainda na manifestação a PGR requer que a petição seja juntada ao inquérito nº 4921 com o objetivo de
“a juntada de cópia da presente representação aos autos do Inquérito nº 4921, com o objetivo de apurar as condutas de WALBER VIRGOLINO, NILVAN FERREIRA, ELIZA VIRGINIA e GILBERO GOMES DA SILVA por autoria intelectual ou instigação dos atos cometidos no dia 8/1/2023”, consta.
“a juntada de cópia da representação aos autos do Inquérito nº 4922 para aprofundar a investigação quanto ao envolvimento de PÂMELA BÓRIO no núcleo de executores materiais dos atos criminosos’.
“o encaminhamento de cópia da representação ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar para apurar a conduta do Deputado Federal GILBERTO GOMES DA SILVA;
Ao final requer arquivamento , “após a adoção das medidas acima postuladas, o arquivamento da
presente petição”.