“O Brasil vive uma segunda pandemia, agora de saúde mental”. Essa é a constatação de muitos pesquisadores e profissionais de saúde mental, com o crescimento de pessoas afetadas por essa problemática que tem atingido todas as faixas etárias. Como forma de alertar sobre esse crescimento da problemática no século 21 surgiu o “Janeiro Branco”, um movimento social dedicado à construção de uma cultura da saúde mental na humanidade, que tem no mês de janeiro uma maior divulgação da problemática.
Para trabalhar a temática de saúde mental em diversos aspectos será realizado, no próximo sábado (7), no Casulu Tambaú, o “I Simpósio de Janeiro Branco João Pessoa”.
PROPÓSITO DO EVENTO – Para uma das organizadoras do Simpósio, a psicóloga e professora Fabiana Nascimento, tanto a mesa redonda como os debates do evento terão “como finalidade traçar estratégias e intervenções como forma de diminuir riscos de sofrimento psíquico”, apontou. Além de Fabiana Nascimento, a realização é do Casulu e Ponto e Vírgula.
INSCRIÇÕES AINDA ABERTAS – O público alvo do evento são os profissionais na área de saúde mental, interessados na temática e de entidades da sociedade civil que trabalham com a temática. As inscrições ainda estão abertas até a próxima sexta-feira e podem ser realizadas no link https://casulu.com.br/ janeirobranco2023/
CRIADOR DO JANEIRO BRANCO – O simpósio vai trazer para João Pessoa, entre os palestrantes, o criador da Campanha “Janeiro Branco”, psicólogo, palestrante e escritor Leonardo Abrahão. O movimento, que surgiu em 2014 na cidade mineira de Uberlândia, por meio da luta do psicólogo, tem como objetivo chamar a atenção para os cuidados com a saúde mental.
O evento, que será realizado entre 8h às 13h deste sábado, na Capital, vai reunir ainda o professor permanente do Programa da Pós Graduação da UFPE e do Centro de Educação- CE da UFPB, Ezir George Silva, que fará a palestra de abertura com o tema: “Caminho do homem, integralidade e confiança”.
PARTICIPANTES DA MESA REDONDA – Após a palestra de abertura, haverá uma mesa redonda reunindo uma série de profissionais de diversas áreas do conhecimento para debater problemáticas na área de saúde mental como, por exemplo, a presidente da Liga Acadêmica de Psiquiatria da Paraíba (LIAP-PB) e Acadêmica de Medicina, Domennica Pecorelli; a mestre em Sociologia e professora de Sociologia do ensino médio da Escola Cidadã Integral Daura Rangel Santiago, em João Pessoa, Acsia Lino Gregório; e a doutora em Psicologia Social e professora de Psicologia do Uniesp, Adriele Vieira de Lima Pinto, responsável pelo estágio acadêmico em saúde mental nas escolas. A mediadora da mesa redonda será de Katianny Torres, que é psicóloga, pedagoga, psicopedagoga e responsável técnica da Clínica Ludotê.
ENCERRAMENTO DO SIMPÓSIO – O encerramento do “I Simpósio de Janeiro Branco João Pessoa” será com o criador da Campanha “Janeiro Branco”, psicólogo, palestrante e escritor Leonardo Abrahão, e da psicóloga Valéria Ribeiro, do Instituto Janeiro Branco.
Para os organizadores do evento, apesar das discussões sobre saúde mental estarem cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade e instituições como escolas e da mídia, o que até pouco tempo eram tratadas como tabu, os profissionais acreditam que há muito ainda a ser explorado. Estimativas recentes sugerem que uma em cada oito pessoas, quase um bilhão de pessoas em todo o mundo, vive com uma condição de saúde mental. Esse índice aumenta na faixa de 10 a 19 anos, segundo dados divulgados pela revista científica Lancet. Além dos impactos nocivos à saúde causados pela própria condição humana, pessoas vivem com algum transtorno mental também estão ameaçados pelas consequências sociais prejudiciais do estigma e da discriminação.
O QUE É O JANEIRO BRANCO? – O Janeiro Branco é um movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. É, também, o nome do Instituto que coordena esse movimento. O seu objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à Saúde Mental dos seres humanos.
Uma humanidade mais saudável pressupõe respeito à condição psicológica de todos. Janeiro, o primeiro mês do ano, inspira as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas enquanto a cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar “folhas ou telas em branco” sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e às quais desejamos concretizar.
.
EVENTO: I Simpósio de Janeiro Branco João Pessoa”.
QUANDO: 7 de janeiro (Sábado)
HORÁRIO: das 8h às 13h
LOCAL: Casulu Tambaú (Avenida Antônio Lira, nº 94, Tambaú, João Pessoa. Em frente ao Eco Summer)
INSCRIÇÕES: https://casulu.com.br/ janeirobranco2023/
REALIZAÇÃO: Casulu; Fabiana Nascimento e Ponto e Vírgula.