O tema é delicado mas esconder o problema é pior. A Associação dos Procuradores do Estado da paraíba, “Aspas”, tendo consciência dessa realidade abraçou a campanha Setembro Amarelo e alerta a sociedade sobre a importância de falar sobre a prevenção ao suicídio.
Segundo o Presidente da Associação dos Procurados do Estado da Paraíba –ASPAS, Flavio Jose Costa de Larcerda, o Setembro Amarelo é o mês de abraçar a conscientização da fala e do agir, com intuito de cuidar do próximo, tendo empatia para com o ser humano e todas as etnias. VEJA O VÍDEO :
O Setembro Amarelo é uma campanha criada com o intuito de informar as pessoas sobre o suicídio, uma prática normalmente motivada pela depressão. Mesmo com tantos casos notórios, crescentes a cada ano, ainda existe uma expressiva barreira para falar sobre o problema.
Atualmente, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idades entre 15 e 29 anos. Todos os dias, pelo menos 32 brasileiros tiram suas próprias vidas. Todos esses números poderiam ser evitados ou reduzidos consideravelmente se existissem políticas eficazes de prevenção do suicídio.
O relatório Suicide Worldwide in 2019, publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, revelou que naquele ano mais de 700 mil pessoas morreram por suicídio, o que representa uma a cada 100 mortes. No Brasil, são aproximadamente 13 mil pessoas por ano, em geral, no mundo, o número de mortes por suicídio caiu mas, nas Américas, a taxa subiu 17%. Por isso, campanhas como o Setembro Amarelo são tão importantes.
Segundo o Presidente da Associação dos Procurados do Estado da Paraíba –ASPAS, Flavio Jose Costa de Larcerda, o Setembro Amarelo é o mês de abraçar a conscientização da fala e do agir, com intuito de cuidar do próximo, tendo empatia para com o ser humano e todas as etnias.
Veja a campanha no Instagram da ASPAS :