O Iº Encontro das Entidades de Oficiais das Polícias e Bombeiros Militares do Nordeste realizado nesta sexta-feira, dia 17, em João Pessoa, consolidou a união dos estados e definiu pautas em favor do policiais e bombeiros militares.
O evento foi promovido pelo Clube dos Oficiais da Polícia e Bombeiros Militares da Paraíba e contou com representantes de oito estados do Nordeste, além da FENEME – Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais.
“Para nós que fazemos o Clube dos Oficiais da Polícia e Bombeiros Militares da Paraíba é uma sensação de dever cumprido, de uma grande realização, que é estimular essa união em prol de nossos companheiros e de nossas instituições. Agradecer a todos os representantes das entidades que vieram, a diretoria da Feneme na pessoa do coronel Marlon Teza, do coronel Roger, do Rio Grande do Sul, registrar e agradecer a presença do secretário de Segurança Jean Nunes, do comandante geral da Polícia da Paraíba, coronel Euller Chaves, do nosso ex-comandante geral, coronel Hamilton Cordeiro, e reafirmar nosso desejo de avançar nas pautas em favor das corporações”, comentou o coronel Francisco de Assis, presidente do COPM/PB, entidade que promoveu o Encontro.
O secretário de Segurança e Defesa Social da Paraíba, Jean Nunes, e o comandante geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Euller Chaves, prestigiaram o evento que ocorreu no Hardman Hotel, em Manaíra, na Capital.
Acompanharam o secretário de Segurança, o Delegado Geral da Polícia Civil, André Rabelo, e o corregedor geral da Polícia Civil, delegado João Alves.
SISTEMA DE PROTEÇÃO SOCIAL DOS MILITARES ESTAUDAIS E DO DISTRITO FEDERAL – O primeiro painel teve como tema um dos assuntos de grande interesse da categoria dos militares estaduais, que é o Sistema de Proteção Social dos Militares Estaduais.
Os palestrantes do primeiro tema foram o presidente da Feneme – Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais- , coronel Marlon Teza, da Polícia Militar de Santa Catarina, e o tenente-coronel Roger, da Brigada Militar do Rio Grande do Sul.
A explanação dos dois palestrantes foi destacada pelos participantes e pelos policiais que puderam acompanhar através de transmissão ao vivo pela canal do Clube dos Oficiais no YouTube.
A diretoria do Clube dos Oficiais homenageou os dois convidados, coronel Marlon Teza e tenente-coronel Roger, com a medalha do mérito Major Clodoaldo Monteiro da Franca, honraria prestada aos que tem reconhecido serviço prestado ao COPM , extensivo aos oficiais e policiais e bombeiros, de uma forma em geral.
LEI ORGÂNICA NACIONAL DOS POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES ESTADUAIS NO BRASIL – O segundo tema do dia teve como palestrante o coronel Miller, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que prestigiou tanto os representantes das entidades, como os policiais que acompanharam pela transmissão , com informações e detalhes que enriqueceram o evento.
IMPORTÂNCIA DA REPRESENTAÇÃO POLÍTICA – No início da tarde o coronel Marlon Teza, presidente da FENEME, voltou a condição de palestrante para tratar de um dos temas mais esperados que era o debate sobre a necessidade de ampliação da representação política dos policiais e bombeiros.
O novo código eleitoral também foi tratado no evento tendo em vista que a proposta de quarentena para juízes, promotores de justiça e militares foi rejeitada inicialmente na Câmara Federal, mas depois foi resgatada e aprovada na Câmara para valer a partir de 2026.
QUESTÃO SALARIAL DOS POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES DO NORDESTE – Os presidentes da entidades de oficiais das Polícias e Bombeiros dos estados do Nordeste tiveram oportunidade de participar de um debate trazendo informações importantes sobre a realidade de cada estado da região Nordeste.
Os representantes das entidades dos oficiais puderam revelar quais os maiores problemas enfrentados na luta para alcançar conquistas.
PROMOÇÃO NAS POLÍCIAS E BOMBEIROS MILITARES DO NORDESTE – A questão das promoções também foi outro tema importante abordado pelos representantes de cada estado da região Nordeste. As realidades foram colocadas e também foram analisadas as melhores estratégias de as entidades atuarem de forma conjunta e unida.
O evento ocorreu durante todo o dia no Hotel Hardman, na praia de Manaíra, em João Pessoa. Para isso a diretoria do Clube dos Oficiais da Polícia e Bombeiros da Paraíba providenciou almoço e coffe break, e à noite ao final do evento, ofereceu um jantar aos convidados no restaurante do hotel.
Diversas sugestões foram feitas durante as falas dos representantes da entidades dos oficiais das Polícias e Bombeiros Militares da Paraíba. Entre as quais de que seja definida sede para realização do II Encontro das Entidades dos Oficiais das Polícias e Bombeiros Militares da Paraíba.
Outras sugestões foram feitas e serão discutidas internamente com relação aos próximos passos das entidades para avançar nos diversos temas abordados no evento.
REPRESENTANTES DE OUTRAS ENTIDADES – O evento, além dos representantes das entidades do Nordeste de Oficiais das Polícias e Bombeiros Militares do Nordeste, contou também com diversas outras outras representações, a exemplo da Associação dos Oficiais Militares do estado de Santa Catarina, através doo presidente da ACORS, Cel Sérgio Luís Sell, e o vice-presidente Cel Leibnitz Martinez Hipólito.
Também estiveram presentes o coronel Sobreira, da Caixa Beneficente de Oficiais e Praças da Polícia e bombeiros Militares da Paraíba, e vereador de João Pessoa, o coronel Maquir Cordeiro, presidente da Associação dos Inativos da Polícia e Bombeiros Militares da Paraíba.
Também prestigiaram o evento o coronel Hamilton Cordeiro, ex-comandante geral da Polícia Militar da Paraíba, e o coronel Lívio que esteve representando o coronel Euller Chaves, enquanto o comandante geral não havia chegado ao Encontro.