A colunista de Uol, Cláudia Carsughi, revela em detalhes os detalhes da briga judicial entre Caoa e Hyundai pelos direitos de importação e fabricação de veículos da marca no Brasil. O texto revela a fantástica história do médico paraibano, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, seu império no ramo de automóveis, e o desfecho que lhe garantiu o direito de importar e produzir os veículos. Veja o texto da jornalista e psicóloga, abaixo :
A história já é conhecida do mercado, a marca fecha uma parceria com um representante no Brasil, espera se fortalecer e assim que consegue judicialmente, assume a titularidade no país. Vimos isso acontecer com a Citroën e com a Hyundai não foi diferente.
Na verdade, aconteceu também com a Renault, quando estabeleceu parceria com o grupo Caoa, em 1992, durando até 1998, quando a marca francesa resolveu construir sua fábrica no Paraná e finalizou a parceria.
O grupo Caoa é símbolo de sucesso e fortaleza. Para quem não sabe, Caoa são as iniciais de seu fundador, o Dr. Carlos Alberto de Oliveira Andrade, médico paraibano que, em 1979, comprou um Landau e não o recebeu, pois a loja faliu.
Assim, ele propôs ficar com a empresa como indenização, e com seu enorme talento, em seis anos a Caoa já era a maior revenda Ford do Brasil.
Na sequência, no ano de 1999, começou a parceria comercial entre Caoa e Hyundai, um excelente negócio para a marca sul-coreana, pois se aliou a um grupo de sucesso no Brasil. Em 2008 a Hyundai assinou contrato com o grupo Caoa por um período de 10 anos, com renovação automática por mais um período igual ao anterior, ou seja, em tese, até 2028.
No entanto, há exatos 3 anos, em 30 de abril de 2018, venceu o prazo e a Hyundai enviou uma carta à Caoa cancelando o acordo. O advogado que representa a Caoa, Dr. Sérgio Bermudes, afirma que a Hyundai não apresentou justificativa que validasse o rompimento.
Essa semana saiu o resultado da ação que foi julgada em Frankfurt, na Alemanha, com parecer favorável à Caoa, garantindo sua produção e importação de produtos da Hyundai até 2028.
A Hyundai produz em Anápolis (GO), os modelos Tucson e o ix35, além dos caminhões leves HR e HD78, e importa o Azera e o Santa Fé.
A novidade é que o grupo Caoa pode trazer ao Brasil a nova geração da Tucson, assim como a picape Santa Cruz, que vem para concorrer com a Toro.
Além desses, outro modelo que pode vir a ser produzido por aqui é o Elantra, que recebeu uma grande atualização no começo de 2020 e ficou além de mais bonito, maior que a versão anterior em comprimento e entre-eixos, além de receber luzes em LED, para-choques com novo desenho e uma grade bem grande.
Por fim, aos fãs da marca, vem novidades em breve!
Demorou, mas a novela parece ter chegado ao fim. Caoa e Hyundai brigavam na justiça pelo direito de produzir os carros da marca coreana no Brasil desde 2017. A questão chegou à corte arbitral da Câmara…
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