O Gaeco – Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado do Ministério Público da Paraíba – é o órgão/instituição de maior credibilidade na opinião dos paraibanos. Um quarto dos entrevistados, 25,1% aponta o órgão responsável pela investigação da Operação Calvário como o mais acreditado no estado.
O Ministério Público da Paraíba, ao qual o Gaeco é ligado, ficou em segundo lugar na pesquisa com 19,8%. Isso significa que juntando o percentual dos dois, tendo em vista que o Gaeco integra o Ministério Público do Estado, o órgão chega a 45% como o órgão/instituição de maior credibilidade na Paraíba.
A Justiça aparece em terceiro lugar com 15,4% , seguida da Polícia Militar com 12%, Polícia Civil 9%, Polícia Federal 6,8%, classe política 0,6%, não sabe 9,3% e não informou 2%.
A pesquisa foi realizada pela Data Qualyt que entrevistou 500 pessoas entre os dias 9 e 13 de junho. “Foram selecionados de maneira aleatória 20 cidades proporcionalmente ao tamanho, visando abranger toda a cobertura geográfica do Estado da Paraíba distribuídos em 4 regiões. João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Patos, Bayeux, Sousa, Cajazeiras, Cabedelo, Guarabira, Sapé, Queimadas,
Mamanguape, Monteiro, Pombal, Esperança, São Bento, Catolé do Rocha, Alagoa Grande e Solânea”, informa o relatório da empresa.
“O sistema de controle interno ocorre a partir do início da etapa de campo, onde os entrevistadores são fiscalizados permanentemente por coordenadores de campo. Com verificação aleatória de 10% dos questionários aplicados. Período de realização da pesquisa: A pesquisa foi realizada entre os dias 09,10, 11,12 e 13 de junho de 2021”, informa a empresa.