Houve um tempo recente na Paraíba em que o noticiário amanhecia o dia com a expectativa em que região do estado qual seria a instituição bancária alvo da vez.
Eram frequentes os ataques a bancos, especialmente em períodos de pagamento a servidores públicos, pois os caixas eletrônicos estavam bem abastecidos.
Dezenas de agências ficaram tão destruídas que os bancos sequer se deram conta de reabri-las e diversas cidades ficaram sem bancos.
Os números são impressionantes e mostram que cinco anos atrás, em 2016 foram registrados 120 ataques a bancos na Paraíba. O ano passado fechou com 16 ataques a bancos.
HOMICÍDIOS – O número de homicídios na Paraíba caiu 13% no mês de abril quando comparado com o mesmo período do ano passado. Foram 109 pessoas assassinadas contra 125 em abril do ano passado.
O número de assassinato de mulheres também caiu comparando o quadrimestre de 2021 com o mesmo período do ano passado. Este ano foram registrados 25 casos, redução de 29%, em relação aos 35 homicídios do período de janeiro a abri
Os dados constam em relatório de Indicadores Criminais produzido pelo Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Sesds).
APREENSÃO DE MAIS DE 1 TONELADA DE DROGAS ESSE ANO – Mais de 3,3 mil operações de prevenção e repressão qualificadas foram realizadas este ano, tendo como resultado 1.140 armas de fogo retiradas de circulação (entre espingardas, revólveres, pistolas e outros tipos de armamentos) e 1 tonelada e 245 quilos de drogas apreendidas, sendo 1.203 quilos de maconha, 14,88 quilos de crack, 26,9 quilos de cocaína. O aumento das apreensões foi de 14% e 68%, respectivamente. Um total de 6.239 pessoas foram presas, sendo 1.070 por crimes graves, como homicídios, latrocínios, roubos de veículos e pessoas com mandados de prisão em aberto.
As ações planejadas de enfrentamento da violência também resultaram na redução de 23% dos roubos e furtos de veículos. De forma estratificada, foram -20% de roubos de motocicletas, -15% e roubos de automóveis, -37% de furtos de motocicletas e -43% de furtos de automóveis. Além disso, 1.159 carros e motos foram devolvidos aos seus proprietários neste 1º quadrimestre de 2021.
O Corpo de Bombeiros Militar foi responsável por salvar 48 vidas em tentativas de homicídios e resgatar 1.165 vítimas de acidentes de trânsito em todo o Estado, sendo 113 decorrentes de acidentes com motocicleta, 36 vítimas ocupantes de carros, 13 de atropelamento por carros e três ocupantes de bicicletas.
O secretário Jean Nunes, da Segurança e da Defesa Social, destacou que os órgãos de segurança da Paraíba continuam atuando de forma estratégica. “Tivemos que nos adaptar à realidade do trabalho na pandemia, nos dividindo entre o enfrentamento da violência e também ações de prevenção ao contágio da doença, integrados a outros órgãos. Mesmo assim, continuamos alcançando resultados e nos destacando nos cenários regional e nacional”, frisou.