Estamos vivendo uma crise muito grande – na saúde, na economia, na cultura, nas relações sociais;
O Brasil está dividido entre os que trabalham por vacinas e medidas sanitárias coletivas e os que não acreditam, e assim, são propagadores do vírus;
As pessoas vacinadas, mesmo com as duas doses, não tem proteção de 100% contra a #Covid-19 e suas cepas mutantes, estas mais perigosas.
Daí, precisamos continuar adotando todas as medidas preconizadas – usar máscara, evitar ambientes fechados com muitas pessoas, distanciamento/isolamento e procurar orientação médica tão logo apareçam com sintomas sugestivos de Covid-19 ou gripais; realçar a importância do transporte público em maior quantidade e orientação para uso de máscara nos mesmo.
No ritmo atual, só teremos 70% dos brasileiros vacinados no segundo semestre, muito bom se até o final do ano. Lembremos que por ora, só temos duas vacinas disponíveis no Brasil.
As novas cepas atingiram mais intensamente os jovens, seja por que os idosos estão vacinados, seja por que os jovens não acreditam na doença e chegam mais graves nos hospitais. Ou tem algum fator biológico que predispõem à maior gravidade.
Mesmo que você tenha tomado as duas doses de vacina, seja da AZ ou CV você ainda pode ter a doença. O que esperamos é que seja com sintomas leves e que não necessite de cuidados hospitalares;
A sobrecarga nos hospitais reduziu um pouco, mas ainda corremos o risco da falta de insumos do chamado KIT INTUBAÇÃO, são relaxantes musculares e sedativos. Temos que trabalhar, unir força e disseminar informação correta para todos. Um cenário de falta destes medicamentos seria catastrófico.
Está na hora de ajudar as pessoas que estão próximas de você. A fome mata.
Teremos a fase Pós Covid dos pacientes (crônica) que foram acometidos da doença. Podem continuar com cansaço, fadiga e sintomas neurológios, musculares, cardíacos e mentais que teremos que enfrentar no futuro e um plano de atendimento já deveria ter sido desenhado pelos órgãos competentes. Nesta fase a importância da fisioterapia é fundamental.
Além disso, lembremos que as doenças crônicas e degenerativas continuam a acontecer e muitas pessoas morrem sem assistência médica.
Refiro-me a Infarto do Miocárdio, Acidente Vascular Cerebral, Insuficiência Cardíaca, Infecções com Sepses e tantas outras;
Use suas redes sociais para disseminar e compartilhar notícias verdadeiras. Basta de fake News!
Vamos orar e pedir a Deus por toda humanidade!
Bom Domingo
Dr. Ítalo Kumamoto
Médico cardiologista