O médico cardiologista, paraibano de Monteiro, Valério Vasconcelos, lançará nas próximas semanas a mais nova obra de sua autoria, “Coração, Luz da Vida”.
Apaixonado por pesquisas e escrever, doutor Valério Vasconcelos, lançou recentemente ““A Cura – Reconciliando Medicina e Fé”, convergindo a ciência e espiritualidade em busca do equilíbrio do corpo e da alma. A obra trouxe um significado especial, uma homenagem à sua namorada, Jéssica Nery, policial militar, que faleceu há 4 meses ( 13 de dezembro de 2024) em um acidente de carro.
Em uma conversa com o jornalista Marcelo José, do Blog, o médico cardiologista Valério Vasconcelos, pesquisador, escritor, romancista, poeta, palestrante e orientador em teses de mestrado e doutorado, falou dessa paixão por ler e escrever, e suas obras no campo técnico, da medicina, e também no campo do romance e da poesia.
“Já escrevi livros técnicos que figuram no cenário nacional, como por exemplo, sou um dos editores e um dos autores do livro Eletrocardiograma simples : um guia de bolso da editora Manole, escrevi Manual de cardiologia para graduação da editora Sanar e outros, como Paredes brancas e Sobre amores e amar”, afirma o médico.
PAIXÃO POR LITERATURA E POR GRANDES ESCRITORES – “Adoro a literatura brasileira que é riquíssima! Aprendi dede os tempos da escola a gostar de grandes escritores como José Lins do Rego, José Américo de Almeida, Machado de Assis, Augusto dos Anjos, Jorge Amado, Graciliano Ramos. Esses livros despertaram um interesse maior pelos clássicos, como Kafka, Victor Hugo, Zola, etc. E isso foi muito bom, pois exercitei a leitura a partir de bons livros o que me ajudou a desenvolver não só a escrita como também o vocabulário, a visão de mundo, o conhecimento histórico, além de agregar um bom repertório cultural.
Esse tipo de leitura me fez entrar nas histórias e morar por uns tempos em outros mundos, outros cenários. Além disso, desenvolvi uma opinião mais crítica, com mais fundamentos, e principalmente me ajudou a criar um hábito de leitura, que foi essencial para o meu desenvolvimento intelectual.
“VIVO A VIDA COMO UM ROMANCE” – “Vivo a vida como um romance. Apaixonado e convicto pela vida, sou uma pessoa muito emotiva. Em minhas viagens, gosto de estar sempre acompanhando , de conhecer gente nova e fazer amizades. Ao ler um livro, me atenho às páginas que transbordam fortes emoções. Por isso os romances e as poesias têm tudo a ver comigo . Além disso, sou filho de Monteiro, uma cidade rica de musicalidade e poesia”, destacou doutor Valério Vasconcelos.
DO QUE TRATA A NOVA OBRA, “CORAÇÃO, LUZ DA VIDA” – “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” (Provérbios 4:23) A Bíblia refere-se ao coração de forma muito clara, mostrando-o como o centro, o âmago de nosso ser, como o “reservatório” de tudo que somos.
O coração é o primeiro órgão a se formar no corpo humano, começando a se desenvolver por volta da terceira semana de gravidez”
“Falamos um pouco de como cuidar bem desse “motor” propulsor da vida. Algumas peculiaridades do coração. Existem alguns fatores de risco que, quando presentes, aumentam as chances de doença cardiovascular, infarto do miocárdio (ataque cardíaco) e derrame cerebral (acidente vascular cerebral). Alguns desses fatores não têm como mudar: idade, sexo, história de doença cardíaca na família. Porém, existem outros que você pode mudar: fumo, alimentação inadequada, obesidade, falta de exercícios físicos, colesterol alterado, diabetes, pressão alta e estresse. Enfim, não é o coração que mata, e sim alguns hábitos que você pratica no dia-a-dia que maltratam sua saúde, sobretudo seu coração”.
NATURAL DE MONTEIRO – PB – Valério Marcelo Vasconcelos do Nascimento (Valério Vasconcelos), nasceu na cidade de Monteiro, no estado da Paraíba no dia 23 de dezembro de 1969.
Descendente de família do interior da Paraíba, fez seu primeiro grau no colégio Instituto Rio Branco e colégio Instituto Presidente Epitácio Pessoa. Fez o segundo grau no colégio Central de Aulas.
AINDA CRIANÇA DECIDIU QUE QUERIA SER MÉDICO – Ainda na infância decidiu que queria ser médico pesquisador para estudar a doença de chagas. Graduado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 1994, fez residências médicas em: clínica médica na UFPB, unidade de terapia intensiva adulto (UTI) no Hospital de Base do Distrito Federal, cardiologia no Insttituto Dante Pazzanese de Cardiologia, na cidade de São Paulo e ecocardiografia no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo.
DOUTOR EM CADIORLOGIA PELA USP ( SÃO PAULO) – Fez também outras pós-graduações MBA em gestão hospitalar e nutrologia pela ABRAN. É doutor em cardiologia pela USP DE São Paulo, onde foi diretor técnico do pronto-socorro, fundador da disciplina de urgência e emergência, idealizador da unidade de dor torácica e médico assistente da direção no setor de gestão hospitalar. Foi também médico assistente da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Escola Paulista de Medicina (EPM), onde atuou como médico assistente da UTI do pulmão, preceptor da residência médica de pneumologia, preceptor do ambulatório de hipertensão pulmonar, cardiologista do transplante de pulmão e professor da disciplina de pneumologia.
OCUPA CADEIRA NA ACADEMIA DE LETRAS, CIÊNCIAS E ARTES DO VALE DO MAMANGUAPE – É pesquisador, escritor, poeta, romancista, palestrante e orientador em teses de mestrado e doutorado, com inúmeros trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais e autor de vários livros técnicos em áreas como: cardiologia, eletrocardiografia, ecocardiografia, risco cirúrgico e outros. Atualmente é cardiologista pesquisador no Núcleo de Pesquisas Clínica e Experimental em Cardiologia (NUPECC) da UFPB. Ocupa uma cadeira na Academia de Letras, Ciências e Artes do Vale do Mamanguape.
ENTREVISTA NA 100.5 FM – O doutor Valério Vasconcelos será o entrevistado do Programa A Voz da Paraíba, nesta quarta-feira, dia 9 de abril, às 12h na 100.5 FM e em canais de Youtube, programa apresentado pelos jornalistas Marcelo José, Carlos Magno e Ivandro Oliveira.