Os movimentos políticos do atual prefeito de Santa Rita, Jackson Alvino, por seus próprios atos e pelas declarações do seu irmão, Luciano Alvino, super secretário da gestão, mostram claramente, em estágio avançado, um processo de afastamento com rompimento a vista em relação ao ex-prefeito Emerson Panta.
O médico Paracelso suíço , (Philippus Aureolus Theophrastus Bombastus von Hohenheim), alquimista, teólogo leigo e filósofo da Renascença alemã, considerado pai da toxicologia , externou o ensinamento de que a diferença entre o remédio e o veneno é a dose.
É bom os irmãos Alvino, agora juntos e misturados, terem cautela e refletirem sobre o ensinamento de Paracelso, dimensionando a dose com a qual estão utilizando para apresentar à população que a gestão é de Jackson, e não de Panta, inclusive criando o slogan “Mudando Pra Melhor”.
Jackson Alvino não levou em consideração que Emerson e Jane Panta estavam rompidos com o governador, e de imediato pediu uma audiência e declarou apoio político a João Azevedo. Igualmente fez com o senador Veneziano, indo a Brasília, e consolidando parceria política. Com essas parcerias anunciadas, em caso de João disputar o Senado, Jackson Alvino já teria seus dois senadores, e onde fica Daniella Ribeiro, aliada de Panta ?
Em Santa Rita os fatos políticos avançam numa velocidade, e mudam como as nuvens no céu, lembrando a frase do ex-deputado José Magalhães Pinto, “Política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”.
Neste fim de semana no Congresso do PSB a grande novidade foi a primeira dama de Santa Rita, Fernanda Alvino, assumir o comando do partido do governador, que na campanha estava no palanque do adversário, Nilvan Ferreira.
E ocorreram neste fim de semana duas declarações que colocam os irmãos Alvino numa delicada situação, numa linha tênue entre a independência de Jackson e a ingratidão dele com os Panta.
“Embora alguns não queiram entender, mas a vez agora é de Jackson Alvino”, a frase do atual prefeito é um recado direto, externado em apenas três meses de mandato, que lhe foi outorgado pela população com o apoio e as bênçãos do casal Panta ( Emerson e Jane Panta).
A nomeação do irmão, Luciano Alvino, como supersecretário de Planejamento, Orçamento e Tecnologia da Informação, com direito a decreto dotando o novo auxiliar de superpoderes.
E foi de Luciano Alvino uma das declarações mais pesadas neste fim de semana : “A cidade de Santa Rita vem atravessando uma fase ímpar de sua história. Em tempo recente nós não tínhamos um prefeito com o compromisso com a cidade e com a honradez e humildade de ir ao Governo do Estado . Há cerca de 30 anos mais ou menos que Santa Rita não tem na prática, na realidade um prefeito Jackson, junto com o Governo do Estado. Esse é um momento de desprendimento que o prefeito Jackson conduz”.
Gostem ou não da gestão e do estilo de Emerson Panta, não deve se esquecer que grande parte do mérito pela eleição de Jackson a prefeito, foi pelo empenho e pela força política e de trabalho do ex-prefeito, da deputada Jane Panta, e do grupo político comandado pelos dois.
Tentar mostrar a população que Jackson Alvino tem autonomia é uma coisa, passar uma imagem de ingratidão aos Panta, é outra. Os irmãos Alvino devem tomar certos cuidados pois a história raramente perdoa ingratidão e traição.
A dosagem errada pode transformar o remédio correto em veneno que mata.
O rompimento entre os Panta e os Alvino se apresenta cada vez mais iminente. Mas esse processo é perigoso e gera danos, principalmente para errar na dose dos posicionamentos e declarações.
Cuidado na linha tênue que existe entre a independência e a ingratidão.
Ver essa foto no Instagram
Marcelo José
Jornalista/advogado