O Incra na Paraíba (Incra/PB) atualizou o Relatório de Análise de Mercados de Terra (RAMT) e a planilha de preços referenciais de terra para o estado. O documento é um instrumento de diagnóstico, estudo e análise dos mercados de terra, atualizado periodicamente pela autarquia. Com a publicação, o Incra torna público o resultado de um trabalho relevante para a análise e a compreensão do mercado de terras na Paraíba.
Os valores de terra reunidos nas Planilhas de Preços Referenciais (PPRs) contidas no RAMT mostram de forma clara e objetiva o atual comportamento do mercado de terras na Paraíba a partir de amostras coletadas periodicamente nos municípios que compõem os cinco Mercados Regionais de Terra (MRTs) delimitados no estudo: Zona da Mata, Agreste e Brejo, Cariri e Curimataú Paraibano e Sertão 1 e 2.
Para cada MRT, as terras são classificadas em diferentes tipologias de uso, em níveis categóricos que incluem o uso predominante do solo, o sistema produtivo adotado e/ou as condições edafoclimáticas (relativas ao clima e ao solo) e a localização.
De acordo com o engenheiro agrônomo Ivan Sérgio Campos Fontinélli, chefe Divisão de Obtenção de Terras do Incra/PB, foram validados 199 imóveis rurais em 47 municípios paraibanos – uma considerável amostragem do mercado de terras na Paraíba.

“Esses resultados permitiram mais uma vez a atualização dos cinco mercados regionais de terras da Paraíba, alcançando resultados mais qualificados e próximos da realidade do mercado de terras. Registramos também o apoio cada vez maior das prefeituras municipais, da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) e de corretores de imóveis rurais, que têm participado com mais afinco no fornecimento das informações e na qualificação das amostras em campo pela autarquia”, afirmou Fontinélli.
A Divisão de Análise e Estudo do Mercado de Terras da Diretoria de Gestão Estratégica do Incra ressalta que as PPRs são instrumento de consulta e servem para análises de caráter genérico. Não devem ser adotadas, portanto, como índice absoluto para transações de compra, venda, desmembramento e remembramento de imóveis rurais entre particulares.
O RAMT está disponível para consulta e download no site do Incra (www.gov.br/incra/pt-br/ assuntos/governanca-fundiaria/ relatorio-de-analise-de- mercados-de-terras/RAMT_2024_ PB.pdf). Saiba mais sobre os relatórios de análise de mercados de terra.