A Câmara Municipal de João Pessoa realizou sessão solene, na Casa de Recepções Maison Blu’nelle, para a entrega do Título de Cidadão Pessoense ao empreendedor Paulo Júnio Alves. A solenidade, proposta pelo vereador Coronel Sobreira (Novo), aconteceu durante o Encontro Anual de Fortalecimento Empresarial (FE 2024), evento da Embaixada de Negócios, que reuniu líderes empresariais, empresários, sócios da Embaixada, amigos e familiares do homenageado.
Nascido em São Caetano do Sul (SP), Paulo Júnior chegou em 2006 à Capital, onde o sol nasce primeiro nas Américas, com 31 anos, trazendo no currículo, além da formação em Ciência da Computação em São Paulo, com pós-graduação em Inteligência Competitiva pela Universidad Pompeu Fabra, de Barcelona (Espanha) e um MBA em Gestão Empresarial pela FGV-RJ, além de uma vasta experiência adquirida como executivo do Banco Bradesco, onde atuou como Gerente Geral e Gerente Executivo de Inteligência Competitiva.
MOTIVOS PARA O TÍTULO – Durante a concessão do título, o vereador Coronel Sobreira (Novo) justificou a motivação para entrega da honraria ao empreendedor. “Paulo Alves Júnior é um líder visionário. Nos últimos 18 anos morando em João Pessoa, tem deixado uma marca significativa em nossa cidade, trazendo inovação tanto na postura de líder empresarial com ideias, proatividade e ética, mas sendo um empreendedor propositivo incansável em busca de elevar a autoestima do empreendedorismo paraibano com o lema ‘A Paraíba Pode!’. Paulo também faz acontecer com a criação, por exemplo, da Associação Embaixada de Negócios e de iniciativas criativas que geram emprego e fomentam o desenvolvimento econômico local, por meio de inúmeros projetos, a exemplo de rotas de novos negócios nacionais e internacionais voltados aos empresários e líderes de entidades da Capital com viagens às feiras e eventos para China, Dubai e Nova Iorque. Na Capital de todos os paraibanos, Paulo tem sido um defensor incansável do desenvolvimento de João Pessoa com iniciativas que impactam positivamente a economia, o empreendedorismo e a vida de muitos pessoenses. O título é apenas uma forma de reconhecimento a este brilhante empreendedor que João Pessoa ganha como cidadão”, justificou Coronel Sobreira.
TRAJETÓRIA DO EMPREENDEDOR – Nos 18 anos em João Pessoa, a trajetória do empreendedor Paulo Júnior é invejável. Contratado pelo então Grupo Maia da Paraíba, desenvolveu o ‘Consórcio Maia’, que sob a sua liderança tornou-se uma das maiores referências em consórcios de motos do Brasil, gerando centenas de empregos e beneficiando milhares de profissionais e cidadãos, por meio de sua liderança.
INICIATIVAS INOVADORAS – Empreendedor visionário, Paulo Júnior, que é autor do livro “Insights para uma gestão de alto impacto” e fundador da PJI Consulting em João Pessoa, empresa especializada em estratégia e planejamento, criou ainda uma série de iniciativas inovadoras para estimular o empreendedorismo no setor empresarial de João Pessoa, entre elas a “Clínica de Planejamento”, e a “Jornada de Dono a Empresário”.
CRIAÇÃO DA EMBAIXADA DE NEGÓCIOS – No ano de 2018, criou junto com a Fundação Cidade Viva a Embaixada de Negócios, uma associação que promove o fortalecimento empresarial com ajuda mútua entre empresários, educação executiva e ética cristã no ambiente empresarial. Como primeiro presidente da Embaixada, Paulo Júnior vem implementando uma nova forma de representar a classe empresarial na articulação, condução, postura e na busca por unidade das entidades de classe.
MENTE BRILHANTE – O procurador da Fazenda Nacional e idealizador do Projeto Cidade Viva, Sérgio Queiroz, que conhece o novo cidadão pessoense há mais de uma década, quando ele começou a frequentar a igreja Cidade Viva, “Paulo é exemplo de alguém que ama a nossa cidade que quer vê-la crescer se desenvolver e chegar aos lugares mais altos e nobres. Na verdade, Paulo é um grande presente para a cidade de João Pessoa e um empreendedor com uma mente brilhante na área dos negócios. Ele tem feito um grande bem à cidade, ao Estado da Paraíba, como um todo, e por que não dizer ao Brasil. Isso, por si só, dá a Paulo Júnior a legitimidade de receber de cidadão da nossa cidade que saúdo com muita alegria,” parabenizou.
PROFISSIONAL COMPETENTE – Para a presidente da Associação Comercial da Paraíba (ACPB), Melca Farias, “falar de Paulo Júnior é sempre uma alegria para mim, pois ele é um dos profissionais mais competentes que conheci no Estado da Paraíba. É também uma pessoa querida, um amigo, um irmão em Cristo, que me orgulho e por ser sempre muito parceiro. Posso confessar que ele está em todas as minhas falas. Durante a pandemia, liderando as nossas respectivas entidades, impulsionamos a formação do Conselho dos Presidentes das Entidades de Classe para que pudéssemos ter unidade e união do setor produtivo do Estado. Ter Paulo agora como um conterrâneo, um cidadão pessoense, é um orgulho que nos orgulha por sua amizade. Ele é um presente de Deus. Desejo que Deus o abençoe cada dia mais a sua vida, a sua empresa, a sua família, mas também em trazer as melhores práticas profissionais do mercado nacional e internacional, sempre nos impulsionando para cima, nos levando para cima, para que a gente possa cada dia mais melhorar”, apontou Melca.
EXEMPLO DE EXCELÊNCIA – O CEO da construtora Massai, Allison Nunes, uma das empresas associadas à Embaixada de Negócios desde a fundação, revela que a merecida condecoração de Cidadão Pessoense “é um reconhecimento que reflete não apenas a sua dedicação e o compromisso com a nossa cidade, mas também o impacto positivo que Paulo Júnior tem gerado na vida de tantas pessoas. A sua trajetória é um exemplo de excelência e serviço à comunidade. Este título é uma justa homenagem ao seu trabalho incansável e à sua contribuição pelo desenvolvimento de João Pessoa. Que essa honraria sirva de inspiração para todos nós, mostrando que a determinação e o amor pela cidade podem transformar realidades. Que essa conquista traga ainda mais motivação para continuar sua missão de fazer a diferença para a construção de uma cidade cada vez melhor”, declarou o CEO da Massai.
VALOR DA ÉTICA NOS NEGÓCIOS – Segundo Rodrigo Vasconcelos, CEO do Grupo Inter Educacional, “Paulo é um exemplo de liderança que tem em seu DNA a missão de transformar a sociedade através do incentivo ao empreendedorismo. Muitas vidas foram transformadas através do seu exemplo e trabalho. É inspirador ver o quanto na sua pessoa o valor da ética nos negócios é valioso. Isso por conta da sua fé cristã. Nos tempos de hoje, é algo tão pouco vivido nesse meio. Ao longo desses anos aprendi muito através do nosso trabalho conjunto, pois ele sempre se dispôs a compartilhar os seus conhecimentos com todos aqueles que o cercam. Paulo é merecedor de todos os títulos possíveis, pois ao longo de sua jornada em nossa cidade ele fez algo bastante relevante para muitos empreendedores que culminou na transformação de muitas vidas,” lembrou.
DESEJO DE PROSPERIDADE – Em seu discurso, Paulo Júnior agradeceu à Câmara Municipal de João Pessoa, na pessoa do vereador Coronel Sobreira, pelo título e revelou que desde quando chegou à Capital paraibana foi “muito bem acolhido” e forjou, no convívio diário com as famílias pessoenses, uma nova identidade em sua vida. “Cada conquista alcançada foi movida por um desejo maior, que transcende qualquer projeto: o de ver nossa cidade prosperar, ver nossa gente florescer, pois, como diz o profeta, ‘buscai a prosperidade da cidade… porque na sua prosperidade, prosperareis.’ É inegável que essa trajetória é alimentada por uma fé inabalável em Deus. Cada passo que dei, cada iniciativa e cada desafio superado foram sustentados pela confiança de que Ele guia minha jornada. Na vida de muitos, o caminho poderia parecer sorte ou acaso; na minha, é O próprio Caminho, que sopra para onde Ele quer, conduzindo-me não à vida que eu pedi, mas à que Ele preparou para que vivêssemos. Nesta jornada, a minha família é meu pilar – minha esposa Patrícia e minha filha Natália, que aqui nasceu para coroar a nossa vinda – compartilham comigo cada sonho, cada luta e cada vitória”, acrescentou emocionado.
COMPROMISSO RENOVADO – Para Paulo, “receber este título não é apenas uma honra, mas é um compromisso renovado. O de continuar trabalhando para fortalecer o que juntos construímos, ajudando João Pessoa a crescer e a brilhar como merece. Esta terra, que me acolheu, agora também é minha. E eu, humildemente, continuarei a retribuir este amor com ainda mais dedicação e paixão”, finalizou.