Mesmo com a apuração dos votos em andamento, já foi declarada a vitória do Republicano Donald Trump, nas eleições dos Estados Unidos.
Na manhã desta quarta-feira, dia 6, a apuração mostrava 70 milhões de votos para Donald Trump e 65 milhões de votos para Kamala Harris, uma diferença de 5 milhões de votos.
Mas as eleições dos Estados Unidos não são definidas por maioria de votos no total, mas por maioria de delegados. Vence a eleição dos Estados Unidos quem conquistar 270 delegados, e nesta quarta-feira pela manhã a apuração mostrava Trump com 266 delegados, e Kamala 224, mostrando uma situação irreversível e que deverá confirmar a vitória do Republicano.
Aos 78 anos, o novaiorquino Donald John Trump faz história ao voltar à Casa Branca após quatro anos, tornando-se o 47º presidente americano.
O único presidente que havia conseguido recuperar o cargo foi o democrata Grover Cleveland no século XIX;
TRUMP – Donald John Trump é um empresário, personalidade televisiva e político americano que serviu como o 45.º presidente dos Estados Unidos entre 2017 e 2021. Filiado ao Partido Republicano, Trump venceu a eleição de 2016 ao derrotar a candidata democrata Hillary Clinton.
Trump agradeceu a família, a equipe de campanha, o vice JD Vance, o empresário Dana White, dono do UFC. e Elon Musk.
No discurso, Trump declarou:
“Bem, quero agradecer muito a todos vocês. Isso é ótimo. Estes são nossos amigos. Temos milhares de amigos neste movimento incrível. Foi um movimento que ninguém nunca viu igual. E francamente, este foi, creio, o maior movimento político da história.
Nunca houve nada igual aqui e além e agora alcançará novo patamar porque vamos ajudar o país a se curar. Vamos ajudar nosso país a se curar. Temos um país que precisa muito de ajuda. Vamos consertar nossas fronteiras. Vamos consertar tudo em nosso país. Fizemos história por uma razão nesta noite, e o motivo será exatamente esse.
Superamos obstáculos inimagináveis, alcançando algo incrível politicamente… Olha o que aconteceu. É loucura, não é? É uma vitória política sem precedentes no país. Nada parecido. Agradeço a honra de ser eleito o seu 47º e 45º presidente.
Lutarei por cada cidadão, sua família e futuro. Todos os dias estarei lutando por você, com todo o ar do meu corpo. Não descansarei até termos uma América forte e próspera que nossas crianças merecem. Esta será a era de ouro da América. É isso que temos que ter.”
Blog com O Antagonista