A Prefeitura Municipal de Santa Luzia fechou um acordo com o Escritório de Arrecadação e Distribuição (Ecad) e vai pagar os direitos autorais dos compositores durante o São João 2024 da cidade, que começou na última quinta-feira, dia 20 e se estendeu até este domingo, dia 23. Com isso, o município ganhou o Selo de Reconhecimento do Ecad.
“O São João de Santa Luzia é considerado o evento junino mais tradicional do Brasil, que este ano celebra 82 anos de história, portanto, nada mais justo do que o poder público cumprir o seu papel perante a classe artística, músicos e compositores e cumprir as suas obrigações com o pagamento dos direitos autorais. Esse acordo é inédito na história do município”, disse o prefeito Zezé.
O contrato de pagamento pelos direitos autorais dos artistas foi assinado pelo prefeito José Alexandre – Zezé e o secretário municipal de Cultura, Ciência e Tecnologia de Santa Luzia, Hyuri Sousa. O certificado de reconhecimento do Ecad já foi concedido a eventos e festivais como o The Town, Virada Cultural de São Paulo, Lollapalooza, Verão Maior Paraná, Expo Carnaval e outros.
O Selo de Reconhecimento do Ecad é uma iniciativa em prol dos compositores, que nem sempre sobem aos palcos dos festivais. Em todos os shows e festivais, os promotores do evento devem efetuar o pagamento de direitos autorais pela utilização pública musical e enviar ao Ecad os roteiros das músicas tocadas nos palcos para que sejam identificadas e os valores em direitos autorais possam ser distribuídos devidamente.
“Tivemos uma ótima negociação com a prefeitura de Santa Luzia, que respeita os direitos autorais dos compositores com um histórico de pagar por seus eventos e fez um contrato para licenciar as músicas do São João deste ano. O Selo do Ecad é um reconhecimento pela valorização dos criadores musicais, que têm o direito de receber por suas canções.”, disse Giselle Luz, gerente regional do Ecad que atende o estado da Paraíba.
Com 82 anos de história, o São João de Santa Luzia é uma realização da Prefeitura Municipal de Santa Luzia, com apoio cultural da PixBet, Loterias Caixa, Banco do Nordeste do Brasil, Governo da Paraíba e Governo Federal.