Nada mais oportuno, neste mês junino, do que mergulhar profundamente para saber quem foi, verdadeiramente, o profeta João Batista, e o quanto a sua mensagem e história de vida pode não apenas nos impactar, mas também nos inspirar nos dias de hoje. Foi o que fez o doutor e mestre em Ciências das Religiões e pastor da Cidade Viva Brasília (DF), Saulo Ribeiro Duarte, com o lançamento de seu 6º livro: “O Deus de São João”, publicado pela editora Cidade Viva.
Lançar este livro esclarecedor e ousado, como foi o próprio João Batista, para falar verdades, em pleno mês de festas juninas, é interessante porque São João (Batista) é personagem dominante em citações na festa mais popular do Nordeste.
IMAGEM FOI DETURPADA – “Infelizmente, o personagem bíblico e a pessoa de João foram deturpados por muitas pessoas. Elas colocaram João Batista em um grau de reverência e de posição que inverteu uma das expressões mais conhecidas dele no Evangelho: ‘Importa que Ele (Cristo) cresça e eu diminua’, disse o profeta no Evangelho de Mateus 3:30. Ou seja, até o próprio João Batista rejeitou ser colocado no centro das atenções ao se fazer pequeno para que Cristo fosse exaltado”, explica o autor Saulo Ribeiro, que é também historiador e teólogo.
PARA ALÉM DE EXÓTICO – O autor revela que a obra foi planejada para ser lançada neste mês de junho justamente para ajudar a esclarecer, biblicamente, a história e a mensagem de uma das figuras mais importantes da Palavra de Deus. Mas quem foi Batista? O que podemos aprender com a sua vida, com a sua história e mensagem? É o que livro vai descortinar para os leitores. João Batista não foi só o primo de Jesus, nem somente aquele personagem exótico, que viveu nos lugares desertos e afastados, que se vestia de pêlos de camelo e que usava um cinto de couro na cintura, tendo como alimento os gafanhotos e mel silvestre.
MAIOR ENTRE OS NASCIDOS DE MULHER – “Na verdade, João Batista certamente foi uma das figuras mais importantes da história do Cristianismo, pois ele foi o último profeta a anunciar e ver em vida a chegada do Messias, após 400 anos de silêncio de Deus. João Batista foi também aquele que batizou o próprio Cristo e, por ser tão virtuoso, foi elogiado pelo próprio Deus, na pessoa de Jesus, ao afirmar que ‘entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João’, mas o próprio João Batista reconheceu quem era Cristo ao afirmar que depois dele ‘virá alguém mais poderoso que eu, alguém muito superior, cujas sandálias não sou digno de carregar’”, detalhou Saulo.
Em seus dias, João cumpriu fielmente a sua missão de preparar o caminho para o ministério terreno de Jesus, pregando a mensagem de arrependimento. Ele foi intrépido, ousado e um magnífico exemplo de destemor. Não se calou diante dos poderosos palacianos ao denunciar os seus pecados, pois tinha autoridade e testemunho diante de seus conterrâneos.
APLICAÇÕES PARA A VIDA – “A mensagem de João Batista tem muita aplicação para as nossas vidas ainda hoje, daí a importância do livro, pois em cada um dos cinco capítulos inserimos aplicações práticas. A pregação de João Batista era prática e não teórica e João nos ensina que ter nova vida é ter novas ações”, revela Saulo. “A vida dele é muito inspiradora porque João Batista mostra o quanto verdadeiramente amava a Deus de forma prática e com a sua própria vida e não apenas no discurso. Ele acreditava tanto na pregação da palavra e no Deus que pregava que ele morreu por causa de sua pregação e não voltou atrás”, frisou o pastor da Cidade Viva Brasília.
*COMO O LIVRO ESTÁ DIVIDIDO –* Baseado em três textos das Escrituras, o livro “O Deus de São João” é curto, pois tem apenas 80 páginas, mas profundo e rico em aplicações para a vida dos leitores. Ele conta inicialmente com uma apresentação especial e detalhada do pastor titular e idealizador do Projeto Cidade Viva, Sérgio Queiroz, e foi dividido em cinco capítulos: “Quem era João Batista”; “João era prático, detalhando onde mudar: nova vida requer novas ações”; “Deus não precisa de conselhos”; “Levado à morte para anunciar a mensagem de vida” e “A Vida da mensagem é mais importante que a vida de quem a comunica”.
ESCLARECE FESTA DA COLHEIRA – Segundo Saulo Ribeiro, a apresentação do livro feita pelo pastor Sérgio Queiroz, que tem doutorado em Teologia pela Trinity International University (Chicago), é uma explicação teológica contundente, por exemplo, porque não há problema teológico de uma igreja evangélica realizar, nesse período junino, a chamada “Festa da Colheita” ou um ‘Arraiá”. “Considero que, na prática, essa apresentação é mais um capítulo do livro, pois esclarece diversos aspectos”, comentou.
COMO SURGIU O LIVRO – Após ser impactado e contagiado com a série de mensagens da Cidade Viva em 2023, que leva o mesmo título do livro “O Deus de João”, um membro da Igreja Cidade Viva Brasília lançou a proposta de transformar a série de mensagens em um livro. “Tive de fazer a adaptação das mensagens da série em livro em tempo recorde, pois o formato de pregação em púlpito difere totalmente da linguagem de livro. As três pregações se transformaram em cinco capítulos”, explicou Saulo, ao revelar que a obra foi uma soma de doações.
OBRA TEM DESTINO SOCIAL E EVANGELIZADOR – O livro é a soma de doações voluntárias para as ações sociais da igreja Cidade Viva. “Um irmão na Cidade Viva de Brasília, que foi tocado pela série de João, quis abençoar mais vidas para que esta mensagem chegasse a mais pessoas, por isso financiou a impressão do livro. Um outro amigo da Cidade Viva, que é diagramador, fez a capa e a diagramação e também dou o seu serviço. Por fim, como autor também doei os direitos autorais à Cidade Viva para que o resultado das vendas fosse para abençoar as inúmeras ações sociais da igreja. Enfim, o destino das vendas do livro sobre ‘O Deus de São João’ tem propósito social, mas também evangelizador. Quem adquirir o livro, além de ser profundamente edificado com a obra esclarecedora sobre ‘o maior profeta nascido de mulher’, vai ajudar nas ações sociais da Cidade Viva, que une a dignificação do ser humano com a proclamação do Evangelho”, apontou Saulo.
ONDE ENCONTRAR A OBRA – O livro “O Deus de São João” pode ser encontrado na Livraria Sementes em João Pessoa, que fica localizada dentro do Centro de Convenções Cidade Viva, no bairro Aeroclube, em João Pessoa. Já para quem é de outras cidades pode adquirir a obra pelo site da livraria Sementes, que funciona também via e-commerce no endereço https://www.livrariacidadeviva
QUEM É SAULO RIBEIRO – Nascido em Juazeiro do Norte (CE), Saulo Duarte Ribeiro é Mestre e Doutor em Ciências das Religiões pela UFPB. Ele tem especialização em Saúde Mental e graduação em Teologia e em História, além de MBA em Gestão Social. É pastor titular da Cidade Viva Brasília (DF), diretor do Cuidado Social da Cidade Viva e pastor da Área Social das unidades Cidade Viva. O livro “O Deus de São João” é a 6ª obra de Saulo Ribeiro. As outras cinco são: “Casamento em Reforma”; “Livre!”; “Quando o Amor Vence (Epístolas de João)”; “Devocionais em Salmo 121 (só Kindle)”; e “Do monte aos corações (Sermão do Monte)”. Saulo é casado com Sabrina Guimarães Ribeiro e pai de três filhos: Daniel, Pedro e Tiago.