Mais de mil oficiais das Polícias Militares e Bombeiros Militares representando todos os estados do Brasil, além de oficiais de mais 11 países, entre os quais Estados Unidos, França e Espanha, participaram do Coname – Congresso Nacional de Oficiais Militares Estaduais, em Florianópolis, Santa Catarina. O evento também contou com as presenças dos comandantes-gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, e dos secretários de segurança pública dos estados, além de representantes da Associação Internacional de Gendarmerias e Polícias com Status Militar (FIEP), com oficiais de 11 países. Esta foi a primeira reunião da FIEP na América Latina.
No eixo de discussões nacionais, ocorreram as reuniões do Conselho Nacional de Comandantes Gerais PM (CNCG) e dos CBM (LIGABOM), além do encontro do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (CONSESP).
JUSTIÇA MILITAR, TERMO CIRCUNSTANCIADO E ENCONTRO DAS ACADEMIAS DE LETRAS DOS MILITARES – Aconteceram painéis sobre as Justiças Militares Estaduais com o apoio da AMAJME (Associação dos
Magistrados de Justiças Militares estaduais), o Fórum Nacional de Termo Circunstanciado de Ocorrência (FONATCO), a reunião de todas as assessorias jurídicas das entidades filiadas à FENEME, o 1º Encontro Nacional das Academias de Letras de Militares Estaduais, a reunião das entidades filiadas à FENEME , além de dezenas de palestras com temas de interesse de toda a sociedade.
PALESTRA SOBRE LEI ORGÂNICA DAS POLÍCIAS E BOMBEIROS MILITARES – Entre as palestras, destaca-se a presença do juiz de direito do estado de Goiás, Dr. Rodrigo Foureaux e do coronel Elias Miler da Silva, que esclareceram aos mais de mil militares presentes na plateia aspectos sobre a Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, sancionada em 2023.
O Congresso também contou com a participação do deputado Capitão Augusto, relator da Lei Orgânica das Polícias e Bombeiros Militares, que teve um papel essencial no relatório final e aprovação de tão importante conquista para as categorias.
PALESTRAS DE AGENTE ESPECIAL DO EUA E MAJOR DA FRANÇA – Outros destaques ficaram por conta das palestras internacionais, como a realizada pelo agente especial do Serviço de Segurança Diplomática (DSS) do departamento de Estado dos Estados Unidos, Ali Ahmed, que falou sobre Convergência Criminal em escala global, assim como o encontro com o major francês Olivier Moncerét, vice-chefe do Gabinete de Parcerias Externas do QG da Gerdarmeria Francesa para Missões Externas da França, que falou sobre a experiência do seu país com a polícia temporária.
MAJOR DA ESPANHA FALOU SOBRE TERRORISMO E CRIME ORGANIZADO – Os militares e convidados também puderam acompanhar o major da Guarda Civil da Espanha Juan Manuel Ramos Santamaria, que falou sobre terrorismo e crime organizado.
O encerramento do CONAME foi brindado pela palestra do professor, jornalista e filósofo Clóvis de Barro Filho, que trouxe o tema Liderança baseada em Valores, trazendo uma visão prática sobre as ações de gestão.
PRESIDENTE DO CLUBE DOS OFICIAIS, COMANDANTE GERAL DA PM E SECRETÁRIO DE SEGURANÇA DA PARAÍBA PARTICIPARAM DO ENVONTRO – O evento contou com a presença do coronel Francisco de Assis (presidente do Clube dos Oficiais), e do coronel Hamilton Cordeiro, ex-comandante geral da PM da Paraíba. O comandante geral da PM da Paraíba, coronel Sérgio Fonseca, e o secretário de Segurança , Jean Nunes, também estiveram presentes no evento.