O deputado federal Cabo Gilberto Silva, (PL/PB) fez duras críticas no plenário da Câmara Federal, a Aena, empresa responsável pela administração do aeroporto Castro Pinto, na Grande João Pessoa. O parlamentar lamentou o atraso nas obras, e culpou a Aena pelos transtornos causados aos passageiros que precisaram utilizar o aeroporto Castro Pinto. Falta de espaços para aeronaves, lotação de passageiros, melhor comodidade aos usuários dos serviços, atrapalhando a vida das pessoas e do desenvolvimento.
“O que o aeroporto precisa urgentemente!!!
1. Mais posições de parada;
2. Mais pontes de embarque;
3. Aumentar a classificação do aeroporto;
4. Planejar e realizar desapropriações de terras na cabeceira 34.
5. Uma taxiway.
Tudo interligado ao aumento do turismo atual e já de olho no incremento que haverá com o Polo Turístico.
O Polo Turístico não fez parte da modelagem da concessão do aeroporto de João Pessoa. É fundamental que o aeroporto se adeque.
Apesar dos números crescentes na movimentação de passageiros, o que retrata o grande número de turistas que a cidade de João Pessoa tem recebido, ainda há gargalos no aeroporto que precisam ser sanados, a curto e médio prazo.
A curto prazo, as atuais 8 posições de aeronaves no aeroporto, em alguns horários, durante os meses de dezembro/2023 e janeiro/2024 ficaram completamente ocupadas.
Se houvesse mais posições para estacionamento de aeronaves, poderíamos ter recebido ainda mais voos e, consequentemente, mais turistas.
Com mais voos, faz-se necessário termos uma taxiway paralela à pista, para que as aeronaves se deslocarem com segurança e deixem livre a pista mais rapidamente.
Ver essa foto no Instagram