Blog do Marcelo José
  • Início
  • Política
  • Economia
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Política
  • Economia
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Blog do Marcelo José
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Destaque

Comissão do Senado ouvirá ministro da Educação sobre “politização” do conteúdo das provas do ENEM

9 de novembro de 2023
Comissão do Senado ouvirá ministro da Educação sobre “politização” do conteúdo das provas do ENEM

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) aprovou nesta quarta-feira (8) requerimento que convida o ministro da Educação, Camilo Santana, a prestar esclarecimentos no colegiado a respeito da “politização das provas do Enem de 2023, em especial sobre a discriminação do setor agropecuário, com destaque da região Centro-Oeste e seus habitantes”. O requerimento de audiência pública, a ser realizada em data a ser definida pela comissão, foi apresentado pelo senador Luis Carlos Heinze (PP-RS).

Heinze disse ser contrário à discriminação do agronegócio brasileiro e ressaltou que o setor responde por boa parte do Produto Interno Bruto (PIB) e pela geração de “quase 50% dos empregos” e de outras riquezas para o país.

— Praticamente um terço do PIB do Brasil vem desse segmento. O agronegócio cresce no norte do país e em todas as regiões. E a forma como as questões [do Enem] foram abordadas em relação à soja, ao indígena, ao desmatamento e ao derrame [de agrotóxicos] é prejudicial ao agro brasileiro. Tem que haver respeito a um setor extremamente importante. Se nós somos hoje o maior exportados de soja, suco de laranja, açúcar, cana, boi e frango do mundo, não foi à toa, e o mérito é de quem fez isso — afirmou Luis Carlos Heinze.

A senadora Augusta Brito (PT-CE) disse que entendia a insatisfação do autor do requerimento, mas pediu que a convocação, prevista originalmente no REQ 31/2023, fosse transformada em convite, visto que Camilo Santana “em nenhum momento está se opondo em comparecer à comissão”. A diferença entre as duas modalidades é que, na convocação, a presença é obrigatória, sob pena de crime de responsabilidade, enquanto no convite, a presença é facultativa. A sugestão foi aceita por Heinze. A senadora falou ainda sobre a existência de um banco de dados onde são incluídas, desde 2012, questões que podem vir a fazer parte das provas do Enem.

O senador Sérgio Moro (União-PR) apontou o “direcionamento ideológico em pelo menos três questões do Enem” e registrou que a comissão está “atenta a esses ataques ao agronegócio”. Ele também sugeriu a realização futura de audiência pública com Manuel Fernando Palácios da Cunha e Melo, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza o Enem. A sugestão ganhou apoio do senador Jorge Seif (PL-SC), que também defendeu o requerimento de Luis Carlos Heinze.

Na avaliação do senador Alan Rick (União-AC), que preside a CRA, o comparecimento de Camilo Santana à comissão “trará luz ao debate sobre a questão”.

Pulverização aérea

Na mesma reunião foram aprovados outros três requerimentos.

Também de autoria do senador Luis Carlos Heinze, o REQ 33/2023 solicita a realização de audiência pública para discutir a importância da aviação agrícola para o país, legislação vigente e ações judiciais que questionam a pulverização aérea.

O senador Jaime Bagattoli (PL-RO) defendeu a aprovação do requerimento.

— Se banir a aplicação aérea, como vai se plantar algodão nesse país? Noventa e cinco por cento da aplicação no algodão é feita por avião — afirmou.

Importação de tilápia

De autoria do senador Jorge Seif e da senadora Margareth Buzetti (PSD-MT), o REQ 32/2023 convida o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, a comparecer à comissão a fim de prestar informações sobre os termos do acordo bilateral entre Brasil e Vietnã, especialmente no que tange à importação de tilápia de águas vietnamitas.

— Isso trouxe grande preocupação para a aquicultura brasileira. Somos o quarto maior produtor de tilápia do mundo — afirmou Seif.

Importação de amêndoas de cacau

Já o REQ 35/2023, de autoria da senadora Augusta Brito e do senador Beto Faro (PT-PA), solicita a realização de audiência pública para debater sobre as razões técnicas e eventuais riscos para a cacauicultura brasileira em decorrência da edição da instrução normativa 125/2021, da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária, que atualizou os requisitos fitossanitários para a importação de amêndoas fermentadas e secas de cacau produzidas na Costa do Marfim.

LDO 2024

Durante a reunião, Alan Rick anunciou o prazo de 8 a 13 de novembro para apresentação de emendas da CRA ao projeto de lei do Congresso Nacional (PLN) 4/2023, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração e a execução da Lei Orçamentária de 2024.

 

Fonte: Agência Senado

Post Anterior

Operação da PF cumpre mandados de busca em Assunção, na Paraíba, e mira extração ilegal de caulim

Próximo Post

LUTO- Morre professora Lúcia Cartaxo Pires de Sá, mãe do ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo

Próximo Post
LUTO- Morre professora Lúcia Cartaxo Pires de Sá, mãe do ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo

LUTO- Morre professora Lúcia Cartaxo Pires de Sá, mãe do ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo

TCE julga irregular licitação de R$ 12,5 milhões do lixo em Bayeux, e ação judicial deve cobrar multa

TCE julga irregular licitação de R$ 12,5 milhões do lixo em Bayeux, e ação judicial deve cobrar multa

Sem conteúdo disponível
  • Início
  • Política
  • Economia
  • Contato

© 2021 Todos os direitos reservados | Desenvolvido por AtivaWeb

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Política
  • Economia
  • Contato

© 2021 Todos os direitos reservados | Desenvolvido por AtivaWeb