Quem conhece o litoral Sul e o litoral Norte na costa paraibana há de convir a grande diferença quanto a valorização das praias e o desenvolvimento turístico e por consequência econômico.
No caso do Litoral Sul a construção da PB 008 ligando a cidade de João Pessoa, por via litorânea, até as praias de Jacumã, Coqueirinho, Tabatinga e Tambaba, entre outras, foi um divisor de águas na história da região.
A rodovia Abelardo Jurema, PB 008, foi inaugurada no ano 2000 pelo então governador José Targino Maranhão, gerou grande repercussão econômica ininterrupta , daquela época até os dias atuais. Expansão urbana, valorização de toda a região, grandes investimentos e empreendimentos comerciais, entre os quais equipamentos turísticos.
Vinte e três anos depois da obra da rodovia Abelardo Jurema (PB 008), que alavancou o desenvolvimento no litoral Sul, o Governo do Estado publica o Decreto de desapropriação de áreas no entorno da BR 230 e do Rio Paraíba, primeiro e decisivo passo para a construção da ponte que Cabedelo/Lucena, um equipamento imprescindível para transformar a realidade de todo o litoral Norte do estado.
As grandes obras para o desenvolvimento do estado precisam de projeto, recursos e decisão política. A publicação do decreto de desapropriação sinaliza que enfim a obra estará saindo do papel.
No meu modesto entender a obra da ponte Cabedelo/Lucena é urgente pois deixará um legado com repercussão turística, econômica e social, para o Estado e à população.
O acesso turístico e a serviços, a mobilidade urbana, a geração de emprego e renda, vão transformar a realidade da região de todo o litoral Norte. O fluxo de caminhões de carga e veículos particulares será reduzido no trecho que vai de Cabedelo , passando pela BR 230 em João Pessoa , Bayeux até Santa Rita. São inúmeros aspectos benéficos.
Que comecem , o quanto antes, as obras da ponte.
Como disse o cientista Isaac Newton: “Construímos muros demais e ponte de menos”.
Marcelo José
Jornalista e advogado