Com o intuito de ressaltar as tradições e cultura dos municípios, colocando-os em destaques por meio de apresentações artísticas e culturais, o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) lança na próxima sexta-feira (22), o “Programa Raízes Paraibanas: TCE-PB preservando a cultura dos municípios”.
|O TCE traz a cultura dos municípios da Paraíba para João Pessoa. As primeiras apresentações ocorrerão nos dias 22 e 29 de setembro de 2023, no Centro Cultural Ariano Suassuna, às 18h30, na sede da Corte de Contas, com a promoção da “Noite de Princesa” (município de Princesa Isabel), e “Noite de Monte Horebe” (município de Monte Horebe), respectivamente. Evento é aberto ao público.
O idealizador do Programa, o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Nominando Diniz, disse que o projeto destaca a conexão entre a cultura dos municípios e suas raízes históricas e tradicionais. “ A ideia é explorar e exaltar as tradições culturais enraizadas em cada cidade paraibana. A Noite de Princesa deverá reunir a comunidade princesense na Capital”, destacou.
Nominando Diniz ressaltou que a cultura de cada município é um tesouro que precisa ser compartilhado, preservado e valorizado. O TCE quer manter vivas as raízes, a riqueza das tradições, expressões artísticas e manifestações culturais de cada região.
Princesa Isabel, no Sertão paraibano, é um município marcado pelas tradições culturais e pelo grande acervo histórico. A população no último censo (2022), 21.114 pessoas.
O Programa Raízes Paraibanas, que tem a coordenação do diretor do Centro Cultural Ariano Suassuna, Flávio Sátiro Filho e sua equipe, é destinado à promoção de apresentações artísticas (musicais, poesia, literatura, teatro, etc.), tendo por centralidade a evidenciação do potencial cultural dos municípios interessados em tais atividades. O evento tem o apoio do Governo do Estado.
A programação cultural da primeira noite do Programa Raízes Paraibanas está recheado de boas atrações.
Programação da Noite de Princesa:
18h30 – Abertura oficial do Programa Raízes Paraibanas: TCE-PB preservando a cultura dos municípios.
Poesia
Academia Princesence de Letras (Recital)
Musicais
Samba Trapo (dupla)
Sertamos – (grupo de Forró)
Antonio Delano
Damiãozinho
Artes Plásticas
Isasc Leandro de Medeiros
Arte Cênica
Companhia de Teatro Sound Clash
Dança
Grupo de Cultura Abolição
Grupo Nova Geração
Lançamentos
Versos Descascados (Rosilene Leonardo)
Homenagens
(In Memoriam)
João Mandú Neto
Francisco Soares de Araújo (Canhoto da Paraíba)
Manoel Marrocos Sobrinho
Rinaldo José da Silva (Rinaldo de Bulia)
Paulo Mariano
Ascom/TCE-PB
18/09/2023
Fábia Carolino