Durante o II Encontro das Entidades dos Oficiais das Polícias e Bombeiros Militares Estaduais do Nordeste, encerrado na última sexta-feira, dia 14, em Maceió, Alagoas, o coronel Francisco de Assis lamentou a falta de reconhecimento do Governo do Estado da Paraíba com as categorias, e lembrou que compromissos assumidos em reunião no dia 14 de outubro pela gestão estadual não foram cumpridos.
“Mais uma vez ficou demostrado nos debates e na planilhas apresentadas que o nosso estado apesar de apresentar o melhor índice de eficiência no cenário do Nordeste, infelizmente se mantem como a Polícia Militar e Bombeiro de pior reconhecimento, pois se apresenta com o pior salário do nordeste e obviamente do Brasil. Se faz necessário o mínimo de reconhecimento por parte do Governo do Estado, que infelizmente até agora não cumpriu os seus compromissos assumidos com a categoria desde de 14 de outubro”, comentou o coronel Francisco.
O coronel Francisco de Assis, presidente do Clube dos Oficiais da PM e BM da Paraíba, fez uma exposição sobre a realidade salarial dos policiais e bombeiros militares do estado da Paraíba, e também abordou o tema sobre fluxo de de carreira para os oficiais. O evento contou com a presença de representantes de todos os estados do Nordeste. O vice-presidente do Clube dos Oficiais da PM e BM, major Jaerson, também participou do evento.
O Clube dos Oficiais da Polícia e Bombeiros Militares da Paraíba foi o anfitrião do evento pioneiro, I Encontro das Entidades de Oficiais das Polícias e Bombeiros Militares Estaduais do Nordeste, realizado em 2021, com o apoio da Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais – FENEME –.
ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS MILITARES DE ALAGOAS FOI ANFITRIÃ – A Associação dos Oficiais Militares de Alagoas – ASSOMAL – foi a anfitriã do IIº Encontro das Entidades dos Oficiais das Polícias e Bombeiros Militares do Nordeste. O evento ocorreu nos dias 13 e 14 de julho, no Hotel Best West Premier, na orla da Pajuçara em Maceió/AL, e reuniu lideranças representativas dos nove estados nordestinos e da Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais – FENEME, autoridades de renome nacional, parlamentares brasileiros e convidados para discutir pautas em tramitação na Câmara dos Deputados que incidam diretamente na Carreira dos Militares Estaduais e na atuação de policiais e bombeiros militares na sociedade.
SOLENIDADE DE ABERTURA – O primeiro dia do encontro na quinta-feira INICIOU com o credenciamento dos participantes às 8h30min. A Solenidade de abertura ocorreu às 9h , seguida pela 1ª Palestra: Apresentação dos projetos de interesse dos Militares Estaduais em tramitação no Congresso Nacional – ministrada pelo presidente da FENEME, Coronel PM Marlon Teza.
Para encerrar as atividades da manhã houve a palestra sobre Os benefícios da Lei Orgânica Nacional das Corporações Militares Estaduais – PM e CBM. No período vespertino as discussões temáticas começaram às 14h, onde o representante de cada Entidade Militar participante pode explanar as práticas de seu Estado, no tocante as Políticas Salariais dos Militares.
TRAÇAR ESTRATÉGIAS E COMPARTILHAR EXPERIÊNCIAS EM PROL DAS CARREIRAS DOS MILITARES ESTADUAIS
Na sexta-feira (14), o segundo dia começou com as apresentações dos Fluxos das Carreiras de Cada Estado do Nordeste, através dos presidentes das Entidades credenciadas no evento. Para finalizar o ciclo de palestras, o presidente da Assomal, Coronel PM Olegário Paes, apresentou o Sistema de Proteção Social dos Militares Estaduais de Alagoas.
A tarde, as lideranças representativas elaboraram uma Carta de Intenção que será entregue aos Governadores que integram o Consórcio Nordeste.
Assim, como os Governadores dos Estados do Nordeste se reúnem no Fórum Nordeste, para tratar de problemáticas que extrapolam às fronteiras estaduais, o foco do 2° Encontro das Entidades de Oficiais das Polícias e Bombeiros Militares do Nordeste, Edição Alagoas, objetivou consolidar a união das lideranças representativas nas discussões temáticas propositivas diante do cenário socioeconômico que se assemelha nos Estados nordestinos.