Os governadores dos estados do Nordeste estiveram reunidos na última sexta-feira, dia 28, no Centro de Convenções, em João Pessoa.
Nem todos os governadores dos estados do Nordeste integravam o Consórcio Nordeste quando da compra de R$ 50 milhões em respiradores que nunca chegaram para socorrer os nordestinos e salvar vidas durante a pandemia da Covid-19.
Alguns foram reeleitos, como é o caso do governador da Paraíba, João Azevedo (PSB), e Fátima Bezerra (PT), portanto já estavam no Consórcio Nordeste na compra dos respiradores. Outros estão começando agora o mandato , a exemplo da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB). Mas a responsabilidade é de todos de devolver aos cofres públicos os R$ 50 milhões que sumiram dos cofres públicos.
Não adianta os governadores ignorarem o prejuízo causado aos nordestinos, tanto do ponto de vista econômico como também sob a ótica humanitária.
Prejuízo econômico pois o dinheiro que sumiu poderia ter sido utilizado na construção e reforma de escolas e unidades de saúde, na compra de medicamentos excepcionais, e outras ações, e do ponto de vista humanitário pois o fato de os respiradores não terem chegado resultou em falta de assistência as pessoas com Covid que estavam em estado crítica precisando de respiradores para sobreviver.
ATENÇÃO SENHORES GOVERNADORES : João Azevêdo da Paraíba, , Paulo Dantas , de Alagoas), Elmano de Freitas , do Ceará, Carlos Brandão , do Maranhão, Rafael Fonteles , do Piauí, Fábio Mitidieri , de Sergipe, Raquel Lyra , de Pernambuco , Fátima Bezerra , do Rio Grande do Norte , e Jerônimo Rodrigues Souza, da Bahia.