Em 2013 o Botafogo da Paraíba mostrava ao Brasil a força de sua torcida e de seu futebol. O título de campeão Brasileiro , ao vencer o Juventude do Rio Grande do Sul, por 2 x 0 no Almeidão, resgatava a autoestima do torcedor e da população paraibana, colocando o Belo na Série C.
Porém, no ano em que comemora uma década do título de campeão Brasileiro da Série D, o Botafogo amarga péssimos resultados, eliminações, e a torcida teme pelo pior, a falta de tempo para reestruturar a equipe para as disputas da Série C.
Afinal o Botafogo perdeu receita ao ser eliminado da Copa do Nordeste e perdeu receita ao ser eliminado da Copa do Brasil pelo Águia Marabá, no Pará.
A realidade é que o Botafogo da Paraíba vive um dos piores inícios de temporada nos últimos anos. Eliminado da Copa do Nordeste, e da Copa do Brasil, o clube da Maravilha do Contorno demitiu o treinador Francisco Diá.
Quadro atual : péssimas contratações, mudança quase que completa do elenco, perdendo nomes que poderiam ter permanecido na equipe para o ano de 2023, desempenho pífio, e eliminação precoce da Copa do Nordeste e da Copa do Brasil, além da difícil situação no Campeonato Estadual, no qual poderá ficar fora das semifinais da competição.
O erro no planejamento e o péssimo rendimento da equipe resultarão em reformulação do trabalho, o que ocasiona em perda do tempo de preparação para o Campeonato Brasileiro. Com isso e tendo em vista a força dos concorrentes na Série C, o fantasma da Série D ronda o nosso Botafogo da Paraíba.
O TÍTULO DE CAMPEAO BRASILEIRO EM 2013
Campeonato Brasileiro Série D de 2013 – Final – 2º Jogo
Domingo, 3 de Novembro de 2013, às 17:00 hs
José Américo de Almeida “Almeidão”, em João Pessoa/PB
19.619 pagantes (401 NP) – Renda: R$ 430.492,00
Felipe Gomes da Silva (ASP-FIFA / RJ)
Flavio Gomes Barroca (CBF1 / RN)
Luis Carlos Câmara Bezerra (CBF2 / RN)
Renan Roberto de Souza (CBF1 / PB)