A população sertaneja da Paraíba deverá ver um sonho se tornar realidade, o funcionamento da unidade do Hospital Napoleão Laureano nas cidades de Sousa e Cajazeiras. Uma ação de cooperação que vem sendo realizada com o apoio e solidariedade de muitas mãos, direção do Hospital Napoleão Laureano, Governo do Estado, Prefeituras de Cajazeiras e Sousa, médicos, empresários e diversos outros segmentos da sociedade.
A iniciativa já vem mobilizando toda a região. O prefeito de Princesa Isabel, Ricardo Pereira, se reuniu com a direção do Hospital demonstrando a importância de ter uma unidade na região de Princesa Isabel, e o médico, doutor Ítalo Kumamoto, já anunciou a disposição de doar um terreno para a construção da unidade do Napoleão Laureano para atender a população de Princesa Isabel e de cidades da região.
O jornalista Marcelo José , do Blog, manteve contato com o médico cardiologista Ítalo Kumamoto na manhã deste domingo, dia 12, e o mesmo confirmou a informação.
“Em recente visita ao Hospital Napoleão Laureano, o prefeito de Princesa Isabel, Ricardo Pereira, externou ao diretor daquela entidade, doutor Carneiro Arnaud, o interesse de ter uma unidade de um posto avançado de atendimento , do Napoleão Laureano em Princesa Isabel. Então eu logo ao tomar conhecimento dessa intenção de comunicação direta do prefeito, eu fiquei extremamente empolgado com essa notícia e me coloquei à disposição para nós doarmos o terreno , nós temos lá o loteamento dentro da cidade, para que nós possamos instalar lá a unidade do Hospital Napoleão Laureano, para os primeiros atendimentos, triagem, orientação e de acompanhamento, pós procedimentos mais complexos que seriam realizados em João Pessoa, eles teriam continuidade na cidade de Princesa Isabel e englobaria todos os municípios satélites”
“Essa é uma forma que eu como médico cardiologista filho de Princesa Isabel, tenho, de deixar algum legado de minha família, família Duarte, família Barbosa, e da forma como pai, Eije Kumamoto, foi recebido e carinhosamente tratado em Princesa Isabel, durante praticamente 50 anos de sua existência naquela cidade. Então é algo importantíssimo para Princesa, que é um pólo extremamente importante na Paraíba, continua sendo, e eu estou pronto para fazer o possível para ajudar meus conterrâneos para que eles possam ter uma vida melhor”, comentou.
O fundador da Fundação Napoleão Laureano, médico Carneiro Arnaud, postou em suas redes sociais o momento propício para unir os gestores estaduais e municipais, e os diversos segmentos da sociedade para realizar o sonho de construir e colocar para funcionar as unidades do Napoleão Laureano no Sertão do Estado.
“As notícias de implantação do Centro Oncológico do Napoleão Laureano na cidade de Sousa e em Cajazeiras foram tão aplaudidas pela comunidade sertaneja que motivaram o prefeito Ricardo Pereira de manter entendimentos com os dirigentes da Fundação e do Hospital Napoleão Laureano para o projeto ser adotado também em Princesa Isabel e municípios da região”, informou doutor Carneiro Arnaud.
“Logo o assunto da possível instalação do Centro Oncológico de Princesa Isabel foi divulgado, o Dr Ítalo Kumamoto, médico oncologista, filho de Princesa me telefonou apoiando a ideia e se prontificando a doa o terreno que for necessário para a construção do Centro Oncológico de sua terra natal”, revelou o fundador da Fundação Napoleão Laureano. Os diretores e conselheiros da FNL e HNL visitaram o terreno onde será construído o Centro Oncológico do Laureano de Cajazeiras e participaram de solenidade no auditório da OAB-Cajazeiras para apresentar aos prefeitos da região a iniciativa do prefeito José Aldemir em trazer os serviços de oncologia à população sertaneja da Paraíba.
“Hoje, estamos dando pontapé inicial para a concretização de um sonho. Sabemos da necessidade do nosso povo e do sofrimento que é passar horas na estrada para receber o atendimento oncológico e por isso não medi esforços para trazermos o Laureano para Cajazeiras. Junto com Ana Goldfarb, dona Centro Universitário Santa Maria, vamos construir esse hospital que terá uma grande importância na vida do nosso povo”, celebra o prefeito de Cajazeiras.
A deputada estadual Dra. Paula também participa da solenidade e já garantiu mais de R$ 400 mil de emendas para a instalação do Centro Oncológico do Laureano de Cajazeiras. “Não temos mais sonho, pois a realidade já está aqui. Vamos abraçar essa causa e vamos realizar esse núcleo oncológico para atender não só os cajazeirenses, mas os pacientes de todas as cidades do Alto Sertão paraibano”, afirmou a parlamentar estadual.
O diretor financeiro da Fundação Napoleão Laureano aproveitou para refirmar o compromisso do HNL em levar a mesma qualidade dos serviços ofertados em João Pessoa para os pacientes sertanejos. ““Esse era um sonho da nossa fundação: levar ao Sertão os nossos tratamentos oncológicos; e depois de 60 anos da criação do hospital Laureano estamos descentralizando o Laureano para o povo sertanejo da Paraíba”, enfatiza Dr. Carneiro Arnaud.
Para o diretor-geral do Laureano, Dr. Marcílio Cartaxo, a chegada do Centro Oncológico em Cajazeiras é um avanço imensurável não só para o hospital, mas sobretudo para os milhares de pacientes do Sertão que poderão fazer suas quimioterapias perto de suas cidades. “Ver o compromisso da sociedade civil em trazer o Laureano para cá é muito gratificante. Sei que essa unidade de saúde vai nos ajudar a salvar milhares de vida, graças a iniciativa do prefeito Zé Aldemir e dos demais gestores municipais da região que estão abraçando nossa causa contra o câncer”, comemora o médico cajazeirense.
A pró-reitora do Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM) ratificou que a faculdade já está em prontidão para começar as obras. “Nós não poderíamos deixar de fazer parte desse momento histórico para a cidade de Cajazeiras. Vamos construir o prédio com toda a excelência do nosso centro universitário e temos a certeza que esse hospital vai mudar a vida de milhares de paraibanos”, afirmou a professora Clivaneide Caldas que veio representando as proprietárias do UNIFSM, Ana Goldfarb e Sheila Lacerda.
Participaram da solenidade os prefeitos de São José de Piranhas: Bal Lins, de Bonito de Santa Fé: Ceninha Lucena, de Uiraúna: Leninha Romão, de Joca Claudino: Rinaldo Cipriano, de Triunfo: Expedito Filho, de Cachoeira dos Índios: Alan Seixas, de Poço Dantas: Itamar Moreira, de Bom Jesus: Denise Bayma e de Carrapateira: Marineide Pereira. Além de secretários municipais de saúde e vice-prefeitos de outros municípios do Alto Sertão.