Enquanto a oposição à gestão do prefeito Cícero Lucena esperneia e já até lança pretenso candidato à eleição, para um pleito ainda muito distante, o Executivo Municipal foca em trabalho e resultados. Para o líder do prefeito, vereador Bruno Farias, precisamos ser governados por quem vive a cidade, e não por forasteiros.
Segundo Bruno, o que se observa é uma luta entre trabalho e politicagem, “os resultados versus a busca obsessiva pelo poder. Mal saímos de uma eleição e já tem gente pensando na outra. A vida desse povo não é trabalhar por quem mais precisa, mas, sim, viver permanentemente em cima do palanque. A resposta a essas pessoas obcecadas pelo poder e sedentas em retomar para si a prefeitura é entregando trabalho para a população”.
Farias ainda ressaltou a sua perplexidade com o lançamento, segundo ele, prematuro e desrespeitoso com o povo, feito pelo Deputado Federal Rui Carneiro para o pleito de 2024:
“Eu fiquei absolutamente espantado e perplexo com o fato de Rui Carneiro ter lançado, a praticamente 02 anos das eleições, o nome do Deputado campinense Pedro Cunha Lima para a disputa da Prefeitura de João Pessoa. Primeiro, a meu ver, trata-se de um desrespeito com a população, que, diferentemente de alguns políticos profissionais, não está interessada em eleição, já que passamos, há apenas 03 meses, por um processo eleitoral. As pessoas, de modo geral, querem que os agentes políticos foquem no trabalho e na entrega de obras e serviços à comunidade, o que, diga-se de passagem, o Prefeito Cícero Lucena vem fazendo com dignidade e compromisso com a nossa cidade e o nosso povo. Em segundo lugar, é preciso dizer que João Pessoa é uma cidade senhora de si, e o seu povo, que é soberano, sábio e maduro, não vai aceitar a imposição goela abaixo de quem não vive nem se identifica com a vida cotidiana da capital nem com os sentimentos, os valores e os costumes de sua gente.
Por fim, se eu pudesse dar um conselho ao Deputado Rui Carneiro, eu o aconselharia a concentrar as suas energias para ajudar e não para atrapalhar o nosso povo. Muita gente não sabe, mas o Deputado Rui tem feito um esforço enorme para atrapalhar a cidade. Nesses dias, ele deu entrada numa Representação junto ao TCU para que a PMJP suspendesse as reformas dos PSFs em nossa Capital. É isso mesmo. Pasmem. Mas é isso mesmo. O Deputado, numa atitude infeliz e maldosa, pediu ao TCU que paralisasse as obras que o Prefeito Cícero Lucena está fazendo de requalificação das Unidades de Saúde da Família em João Pessoa. Eu fiquei sem acreditar, quando soube disso. Até que ponto vai a disputa pelo poder e o jogo de interesses? É válido prejudicar a população, tentando suspender as reformas dos PSFs apenas por politicagem? Eu acredito que, além não ser válido, esse tipo de iniciativa, é insensível, é cruel e é mesquinha”.
De acordo com o Vereador, “essa iniciativa de Rui Carneiro foi um tiro no pé, porque o Ministro Relator do TCU não acatou as pretensões do Deputado e as obras de reformas das nossas Unidades de Saúde de Família continuam a pleno vapor”.
“Se o Deputado não pode ajudar, que, pelo menos, não jogue contra a cidade. Nada justifica tentar paralisar as reformas dos PSFs. Eu sei que Rui tem algumas desavenças pessoais com o Prefeito, mas tudo tem limite. Não podemos aceitar calados que, em razão dessas diferenças, o Deputado queira prejudicar as pessoas que mais precisam. O fato é que, doa a quem doer, Cícero vai continuar reformando os PSFs. Já foram entregues as reformas de 26 Unidades de Saúde da Família. Outras 36 estão em obras. E Cícero já anunciou a construção de 12 novas USFs, para que tenhamos 100% de cobertura da Atenção Basica em nosso município”, arrematou Bruno Farias.
Para o parlamentar, os números muitas vezes são mais eloquentes do que as palavras. E nada melhor do que a contundência dos números para comprovar os avanços em várias áreas da cidade de João Pessoa durante a gestão do Prefeito Cícero Lucena.
Saúde
“Baseando-se apenas nos últimos 02 meses (dezembro e janeiro), já se percebe o quanto foi conquistado através do trabalho de Cícero e sua equipe. Tivemos, nos últimos 60 dias, a implantação do serviço de hemodinâmica no Hospital Santa Isabel; o mutirão de cirurgias vasculares, zerando a fila em nossa cidade; as cirurgias para a retirada de sonda; a entrega de 10 ambulâncias para cobertura de UPAS e PSFs; a frenotomia no Cândida Vargas, com o Programa Linguinha Solta; os estudos para a emissão de diagnóstico de TEA em crianças de até 05 anos de idade, no Centro Multiprofissional de Doenças Raras; a reforma da Policlínica de Mangabeira; a inauguração do Centro de Imagem do Trauminha; a reforma do Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no Valentina e o número de 26 USFs reformadas, contando com aquelas entregues nos últimos dias, a exemplo da USF de Jaguaribe, do José Américo e da Ilha do Bispo I e II”.
Além disso, cumpre ressaltar que a prefeitura está reformando outras 36 unidades de saúde da família e que, nos próximos dias, a PMJP licitará a construção de 12 novas USFs para que voltemos a ter 100% de cobertura na Atenção Básica de nosso Município. “E também não podemos esquecer dos avanços no Trauminha, que vive uma radical e profunda mudança conceitual e estrutural. Além do atendimento acolhedor e humanizado, temos um hospital limpo que não testemunha mais, nos dias de hoje, as cenas dolorosas de pacientes espalhados nos corredores, como se via na gestão passada. Hoje, o Trauminha faz mais de 400 atendimentos diários, mais de 120 cirurgias semanais e mais de 60 exames de imagem por dia”, diz Bruno.
Educação
Vale ressaltar o abandono com a qual a atua gestão encontrou a cidade, deixada pelo prefeito anterior. Várias escolas sucateadas, em situação absolutamente precárias que tiveram que ser fechadas porque ofereciam riscos à integridade de toda comunidade escolar, com ameaças sérias e graves de desabamento. “O prefeito está fazendo, praticamente, a reforma de toda a rede de educação do município, que estava entregue às baratas. E também foi concedido, recentemente, aumento ao magistério, além dos 33% do ano passado, mais 15% esse ano”, lembra o vereador.
E não para por aí. A Guarda Municipal, tão salutar, também teve aumento concedido, além dos concursos que foram anunciados.
“Ou seja, o trabalho é mais forte do que a politicagem. Mostrar, comprovar e mostrar o que foi feito, efetivar obras; esse é o espírito que move a atual gestão”, finaliza o líder.