O Ibovespa abriu 2023 em forte queda, com investidores digerindo os primeiros atos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, empossado no fim de semana. O dólar e os juros futuros sobem nesta segunda-feira, 2, como reflexo dos temores fiscais.
- Ibovespa: – 2,95%, 106.498 pontos
- Dólar: + 1,45%, R$ 5,357
Em discurso de posse, Lula classificou o teto de gastos como uma “estupidez”, embora tenha reafirmado seu compromisso com a saúde das contas públicas.
Ações da Petrobras caem mais de 5%, exercendo a maior pressão negativa sobre o Ibovespa. A desvalorização tem como pano de fundo a indicação do senador petista Jean Paul Prates para o comando da estatal. Nos planos de Prates estão alterações na política de preços da companhia.
- Petrobras (PETR4): – 5,67%
Outra estatal, o Banco do Brasil, lidera as quedas do setor, tendo no radar a nomeação de Tarciana Medeiros para a presidência da instituição.
- Banco do Brasil (BBAS3): – 3,92%
As perdas, no entanto, são generalizadas. Das 89 ações que compõem o novo Ibovespa, 85 são negociadas em queda. Entre as maiores perdas estão as da São Martinho, Rede D’Or e Locaweb.
O movimento da bolsa brasileira vai em direção contrária às da Europa, que operam em firme alta em meio ao otimismo de Ano Novo no continente.