Procedimentos de bancos com utilização de biometria facial estão sendo meios utilizados por quadrilhas para golpes e fraudes. Um esquema criminoso que utilizava foto manipulada em processo de financiamento de veículos é alvo de uma Operação da Polícia Federal nesta quarta-feira, dia 23.
A operação INJECTION foi deflagrada para coibir crimes contra o sistema financeiro nacional. Até o momento, a força-tarefa identificou quase R$ 1 milhão em fraude de financiamento de veículos. No total, 26 policiais federais cumprem 6 mandados de busca e apreensão e 3 de prisão temporária, em Brasília e Anápolis/GO.
A investigação policial contou com a cooperação do Setor de Inteligência do Banco Santander e identificou que alguns lojistas, localizados em famoso setor de venda de veículos, em Brasília, submetiam uma proposta de financiamento no sistema do banco e na etapa de formalização se fazia necessário o envio de documento de identificação do financiado, bem como captura de foto (biometria facial). Nesta etapa, injetava-se uma foto manipulada com o intuito de burlar a solução de segurança do banco.
Além do crime de solicitação falsa de financiamento, crime contra o sistema financeiro, os investigados poderão responder por organização criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas mínimas somadas são de nove anos.