A pesquisa IPEC (Inteligência em Pesquisa e Consultoria LTDA) divulgada neste sábado, dia 29, traz um dado que mostra a disputa acirrada entre os candidatos João Azevedo (PSB) e Pedro Cunha Lima na reta final da campanha.
O levantamento revela que na intenção de voto espontânea, àquela em que os entrevistadores perguntam em quem o eleitora(a) pretende votar, sem citar os nomes de João e Pedro, a diferença de intenção de votos de um para outro é de apenas 1%.
João Azevedo, candidato do PSB, que está no cargo de governador, aparece com 42% enquanto que Pedro Cunha Lima, que concorre como candidato de oposição ao Governo, aparece com 41% das intenções de voto.
Na reta final de campanha, quando se faz a comparação da performance dos dois candidatos nos últimos 9 dias, observa-se que João Azevedo cresceu apenas 2% , saindo de 40% no dia 20 de outubro, para 42% em 29 de outubro.
Enquanto isso, o candidato Pedro, pelos dados, tem maior crescimento na reta final da campanha, saindo de 35% na pesquisa divulgada em 20 de outubro, para 41% das intenções de voto em 29 de outubro, somando no período de 9 dias 6 %, ou seja 3 vezes mais que o concorrente.
Entre os entrevistados, 7% disseram votar branco ou nulo; e 9% afirmam não saber ou preferiram não opinar.
Votos válidos
Em termos de votos vá
Os dois continuam tecnicamente empatados no limite da margem de erro. É que, segundo o Ipec, a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Votos totais
Considerando os votos totais, o candidato à reeleição João Azevêdo aparecia numericamente à frente da disputa na primeira pesquisa, com 47% das intenções de voto. Agora o socialista soma 49%.
Já o candidato Pedro Cunha Lima recebeu na primeira sondagem 42% das intenções de voto. Nessa segunda pesquisa obteve 44%.