Levantamento nacional do instituto Gerp, do Rio de Janeiro, mostrou uma virada do presidente Jair Bolsonaro, que aparece numericamente à frente do ex-presidente Lula na disputa pelo Planalto com 39% e 38%, respectivamente.
Com a margem de erro de 2,18%, os dois estão tecnicamente empatados.
Segundo informações divulgadas pela revista Veja, no levantamento de março, Bolsonaro tinha 31%, subiu a 35% em abril, 37% em junho e 38% na pesquisa de agosto até chegar aos atuais 39%.
Lula tem os mesmos 38% registrados em março, apesar de ter variado de um a dois pontos percentuais desde então.
A rejeição ao presidente da República, entretanto, segue maior que a aversão do eleitor ao petista. De acordo com o Gerp, 53% dos entrevistados não votariam em Bolsonaro e 46% rejeitam Lula.
O Gerp ouviu 2.095 pessoas entre 29 de agosto e 1º de setembro e os resultados foram registrados junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09102
Bolsonaro (PL) – 39%
Lula (PT) – 38%
Ciro Gomes (PDT) – 11%
Simone Tebet (MDB) – 6%
Felipe d’Avila (Novo) – 1%
Pablo Marçal (Pros) – 0%
Soraya Thronicke (União) – 0%
Vera Lúcia (PSTU) – 0%
Roberto Jefferson (PTB) – 0%*
Eymael (DC) – 0%
Sofia Manzano (PCB) – 0%
Leonardo Péricles (UP) – 0%
Nenhum – 3%
Não sabe – 4%
O candidato do PTB teve a candidatura indeferida pelo TSE no dia 1º, quando a pesquisa já estava sendo realizada. O partido informou que o padre Kelmon Luís da Silva Souza, até então vice na chapa de Roberto Jefferson, passa a ser o candidato da legenda.
Com informações de VEJA