Nove delegados da Polícia Civil da Paraíba serão ouvidos na próxima terça-feira, dia 30, às 9h00, na audiência de instrução e julgamento da ação criminal, decorrente das investigações da Operação Calvário, caso conhecido como “Propinoduto” .
GAECO DENUNCIOU EM SETEMBRO DE 2019 – Em setembro de 2019 o Gaeco, do Ministério Público da Paraíba (MPPB) denunciou nove pessoas à Justiça entre elas ex-secretários da Prefeitura de João Pessoa. Nesta ação penal, o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), além de detalhar o modo de agir do grupo que teria desviado do Município R$ 49 milhões, sob o pretexto de contratação de serviço de recuperação de créditos tributários via empresa de consultoria, também descreve como se dava o pagamento de propinas a agentes públicos entre 2009 e 2011, que foi marcado pela apreensão de R$ 81 mil, em junho de 2011.
Além de contar com colaborações de integrantes do esquema, o Gaeco reuniu provas a partir da quebra de sigilo concedida pela Justiça. Foram denunciados Coriolano Coutinho, irmão do então prefeito e ex-governador Ricardo Coutinho, Bernardo Vidal Domingues dos Santos, o ex-procurador Gilberto Carneiro da Gama e a ex-secretaria Livânia Maria da Silva Farias.
O Juízo da 4ª Vara Criminal da Capital determinou envio de ofício à Secretaria de Segurança Pública para apresentação dos nove delegados para serem ouvidos na audiência de instrução e julgamento.