O Ministério Público da Paraíba, através do Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial – NCAP – instaurou procedimento administrativo para apurar denúncia de que um coronel da Polícia Militar da Paraíba acoberta casas de jogos de azar em João Pessoa, evitando a fiscalização desses estabelecimentos.
“Considerando que incumbe ao NCAP, havendo fundada necessidade e conveniência, instaurar Procedimento Administrativo, visando apurar elementos para identificação dos investigados ou do objeto, que esse procedimento é condição de procedibilidade ou pressuposto processual para o ajuizamento das ações a cargo do MPPB, conforme art. 21º da CPJ nº 04/2013″, diz a portaria publicada pelo NCAP – Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial .
A portaria também revela que a investigação ocorrerá a partir de informações de Ivan Burity de Almeida, procurador do estado e ex-secretário de Turismo, preso e posteriormente assinou acordo de delação na Operação Calvário.
“Instaurar Procedimento Administrativo, nos termos da Resolução 181/2017, objetivando averiguar a denúncia de Ivan Burity de Almeida, o qual relata que Coronel da Polícia Militar acoberta e evita a fiscalização de algumas casas de jogos de azar em João Pessoa-PB”