O Juiz Marcos William de Oliveira tomou posse, na tarde dessa sexta-feira (27), no cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba, em sessão solene presidida pelo chefe do Poder Judiciário estadual, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides.
“Estamos empossando hoje como Desembargador um grande magistrado, que, sem dúvida, vai continuar prestando relevantes serviços à Justiça Paraibana”, disse o Presidente.
Um dos discursos de homenagem ao juiz Marcos William foi do colega desembargador Carlos Beltrão, que afirmou :
“A chegada de Vossa Excelência a esta respeitabilíssima Corte, seguramente, propiciará a todos nós, seus pares, servidores, operadores do Direito e jurisdicionados, para além de um juiz sério, probo, equilibrado e independente
O novo Desembargador é o 134º a tomar posse no mais alto grau do Poder Judiciário paraibano. A solenidade ocorreu na Sala de Sessões da Corte e, para prestar o compromisso de posse, Marcos William de Oliveira foi conduzido ao Plenário pelos Desembargadores Carlos Martins Beltrão Filho e Joás de Brito Pereira Filho. Na ocasião, ele foi agraciado com o Diploma e a Medalha do Mérito Judiciário, na categoria Alta Distinção. Em homenagem ao empossado, a Banda de Música da Polícia Militar executou a canção “Meu Sublime Torrão”. O evento foi transmitido, em tempo real, pelo Canal Oficial do TJPB no YouTube, com dois intérpretes de Libras.
Na sequência falou o procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, que falou pelo Ministério Público estadual. Ele disse ser uma honra, uma satisfação, ao mesmo tempo ser invadido por um sentimento de alegria. O procurador-geral destacou o desempenho do empossado e como titular do 1º Tribunal do Júri da Comarca da Capital, professor da Esma.
“O Dr. Marcos William, juiz competente, magistrado justo, deixou sua marca pelas Comarcas onde passou. É respeitado por aqueles que compõem não só o Poder Judiciário, mas todo o Sistema de Justiça. De sobra, em sua essência, vê-se ser detentor de vasto conhecimento e experiência. Pela sua trajetória, demonstra que não chegou aqui por acaso. É o coroamento do trabalho de uma vida”, realçou o procurador-geral Antônio Hortêncio.
Já o representante do Ministério Público Federal, procurador Rodolfo Alves Silva, agradeceu ao Presidente Saulo Benevides a oportunidade de homenagear o Desembargador Marcos William, salientou a amizade dele com a família do empossado, destacando a cidade de São José de Piranhas, primeira Comarca em que foi lotado, logo que assumiu como juiz, e realçou o caráter do novo Desembargador. “Não tem como prosseguir para o fim destas palavras sem falar da humanidade singular que habita o empossando, ainda que algumas condutas sejam indissociáveis da figura pública do magistrado”, evidenciou.
Citando uma passagem bíblica, o Desembargador Carlos Martins Beltrão iniciou sua saudação ao Desembargador Marcos William, em nome do Tribunal de Justiça. Ele ressaltou que a data representava para o empossado, familiares e amigos, sobremodo para a Justiça Estadual paraibana, relevância e significação, fazendo o novo integrante da Corte de Justiça da Paraíba mergulhar no passado, rememorando cada passo da longa e exitosa caminhada até a posse, enfatizando a amizade iniciada entre ambos, quando se conheceram na realização de uma eleição, em 1988, na cidade de Cajazeiras.
“A chegada de Vossa Excelência a esta respeitabilíssima Corte, seguramente, propiciará a todos nós, seus pares, servidores, operadores do Direito e jurisdicionados, para além de um juiz sério, probo, equilibrado e independente, a certeza de que a perspicácia e o tirocínio rápido na compreensão e resolução dos temas abordados, norteadores de vasta experiência acumulada na magistratura, na antevisão lógica do futuro, marcarão a sua promissora e venturosa passagem neste Tribunal”, disse o Desembargador Carlos Beltrão.
Ao final da solenidade, o Desembargador Marcos William proferiu discurso emocionado, relatando sua trajetória para chegar até o cargo, agradecendo a Deus, aos pares, familiares e amigos. “Esta promoção trouxe-me, também, concomitantemente, um fascinante e inesperado desafio: após quarenta e nove anos dedicados ao Direito Criminal, vejo-me alçado ao estudo do Direito Civil. Comprometo-me a fazer o meu melhor nessa aprendizagem. Aqui chego para somar, não para dividir ou subtrair, daí porque precisarei multiplicar esforços no sentido de conquistar mais amigos!”
Prestigiaram o evento autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Tribunal de Contas do Estado, dos Ministérios Públicos Estadual e Federal, de Instituições Superiores de Ensino, Academia Paraibana de Letras, Defensoria Pública, Eclesiástica, Polícia Militar, familiares e amigos do empossado.