Milhares de pessoas buscam diariamente os serviços do Detran/PB- Departamento Estadual de Trânsito -. O maior arrecadador do Governo do Estado é também um dos campeões em volume de reclamações.
Aqui não vamos tratar de escândalos noticiados pela mídia em outras gestões do órgão, porém, no mesmo Governo Girassol. Não falaremos de serviços complexos.
Um determinado usuário dos serviços do Detran tentou fazer um agendamento para ir pegar uma carteira de habilitação.
No site oficial do Detran/PB foi informado que antes de fazer o agendamento deveria entrar em contato com o Detran para saber se a CNH estava disponível, através dos telefones 9.9984-6610 e 3216.2608.
Diversas tentativas pelo telefone 3216.2608 , sem sucesso.
Diversas tentativas foram feitas pelo WhatsApp do telefone (83) 9.9984-6610
Às 8h06 da manhã a pessoa responde : “Bom dia. Vou procurar me informar certo”.
Às 9h18, mais de 1hora de espera o usuário insiste : “Já tem a informação de a CNH esta pronta para ir pegar ?
Às 9h27 a pessoa no WhatsApp disponibilizado para esse tipo de informação responde : “Vou me informar”.
Às 9h35 o usuário tenta a identificação do servidor(a) publico(a) : “Com quem falo?”
A pessoa , servidora do Detran, contratada para atender bem a população responde : “Comigo”.
Às 9h51 o usuário insiste : “Moça, esse telefone e do Detran? . Preciso dessa informação para ir pegar a CNH. Desde cedo que peço a você essa informação”.
Às 10h08 , duas horas após a solicitação chega a resposta: “Tá pronta. Bom dia. Só agendar” , talvez, pelo fato de o usuário já ter acionado outros meios de comunicação para falar com o superintendente ou com a Ouvidoria do Detran.
Bem ai já e outro problema. O usuário tentou falar com a Ouvidoria pelo telefone que tem no site do Detran : 3216.2618 . Após diversas ligações sem ninguém atender o usuário desistiu.
Tentou falar com o superintendente, o delegado Isaias Gualberto. Buscou esse contato por meio de dois números de telefones da superintendência ( 3216.2540 – 3216-2570 ) mas infelizmente ninguém atendeu.
Caso tivesse conseguido falar com a Ouvidoria do Detran, ou com o superintendente, certamente a reclamação teria sido feita. Mas na infrutífera tentativa, o meio de chegar ao Detran, sob nova direção, e relatar o caso.
Chegamos a conclusão de que é importante identificar o problema. Afinal quantos usuários do Detran gostariam de se juntar a essa petição.
Os usuários, condutores e proprietários de veículos, pagam caro seus tributos ao Detran, e merecem o mínimo de atenção.
Tem-se a impressão que estaria havendo algum boicote nos serviços do Detran, o usuário não tem nada a ver com isso.
O fantasma da Calvário nos corredores do Detran não pode gerar prejuízo ao usuário.
Afinal o Detran da Paraíba não pode virar um STF, que quando erra não se tem a quem reclamar.