O deputado estadual Cabo Gilberto Silva inspecionou nesta quinta-feira, dia 10, trechos da obra do Sistema Adutor Vertente Litorânea, conhecido Canal Acauã-Araçagi, executado pelo Governo do Estado com mais de R$ 1 bilhão investidos pelo Governo Federal.
O deputado denunciou o descaso com uma obra essencial para a população e que vem se arrastando há mais de 10 anos, pela falta de compromisso do Governo Estadual. O parlamentar lembrou que o Tribunal de Contas da União apontou irregularidades que impediram a liberação de recursos para a obra.
“ Em um estado em que estamos vendo a população sofrendo por falta de água a construção do Canal Acauã-Araçagi deveria ser considerada a maior obra hídrica do Estado executada pelo Governo da Paraíba, porque ela teve investimento de mais de R$ 1 bilhão , recursos oriundos do governo federal, nos dois primeiros lotes”, pontuou.
O Projeto – O projeto do Sistema Adutor da Vertentes Litorâneas da Paraíba Canal Acauã-Araçagi compreende 17 segmentos de canais abertos com seção trapezoidal, totalizando 130,44 km, intercalados por cinco trechos de sifões invertidos, construídos em tubos de aço, para ultrapassar vales de rios e córregos, sete aquedutos, galerias para travessias de ferrovia e rodovia. O sistema foi projetado para trabalhar totalmente por gravidade e transportar vazões que variam de 10 m³/s no trecho inicial a 2,5 m³/s no trecho final.
O deputado ainda afirmou que muitos municípios ficaram desassistidos pela falta de comprometimento do estado .
“Se estivesse sido concluída, a obra iria garantir a sustentabilidade hídrica das seguintes bacias litorâneas: Bacia do Rio Paraíba, Bacia do Rio Gurinhém (afluente do Rio Paraíba), Bacia do Rio Miriri, Bacia do Rio São Salvador, Bacia do Rio Mamanguape, Bacia do Rio Araçagi, Bacia do Rio Camaratuba”, disse o deputado.