O empresário Luciano Hang foi ouvido na CPI da Covid, no Senado da República, que tem como relator o senador pelo estado de Alagoas, Renan Calheiros.
Uma sessão que alternava momentos de tensão e humor. Isso mesmo, o ambiente exalava o “nós contra eles”.
Não parecia algo civilizado. O relator e o presidente da CPI a todo instante se valiam de ironias, ataques, desqualificações e formação de juízo de valor mesmo sem a devida fundamentação .
Para fazermos uma justa avaliação dos protagonistas na tão propalada sessão da CPI da Covid no Senado vamos evidenciar um pouco da vida dos dois: Luciano Hang, o empreendedor, e Renan Calheiros, o político.
Aos 17 anos Luciano Hang foi admitido como operário na fábrica de tecidos Carlos Renaux, onde também trabalhavam seus pais.
Aos 21 anos , em 1980 investiu em uma fábrica, a Tecelagem Santa Cruz. Em 1986 abril uma pequena loja de tecidos, vislumbrando o crescimento do setor em sua cidade, Brusque, era a HAVAN, junção de Hang com Vanderlei, seu sócio.
Trinta e cinco após o início do empreendimento, Luciano Hang, construiu patrimônio milionário, com mais de 160 lojas pelo Brasil, faturamento anual estimado em R$ 16 bilhões, citado pela revista Forbes, um dos mais ricos do brasil, com patrimônio que ultrapassa R$ 20 bilhões.
As lojas de departamento da Havan empregam no Brasil cerca de 22 mil trabalhadores, gerando riquezas e bens à população e ao Brasil.
Já Renan Calheiros enveredou pela política e aos 23 anos , em 1978, foi eleito deputado estadual pelo MDB, e em seguida foi eleito duas vezes seguidas como deputado federal ( 1983 a 1987, e 1987 a 1991).
Renan Calheiros foi líder do Governo Collor de Melo em 1990. Perdeu a campanha de governador de Alagoas em 1990 e ficou sem mandato a partir do início de 1991. Foi eleito senador em 1994 e foi ministro do Governo de FHC.
Ocupa o quarto mandato de senador ( 1995 a 2003, 2003 a 2011, 2011 a 2019, 2019 a 2026).
Em dezembro de 2016 Renan foi afastado do cargo de presidente do Senado pelo ministro Marco Aurélio Melo, sob o argumento de que o senador não poderia permanecer na linha de substituição do presidente da República, sendo ele réu em processo criminal.
Mas, dois dias depois, o STF, por seis votos a três, decidiu manter Renan na presidência do Senado, mas impedido de assumir a presidência em caso de ausência do titular.
Agora fica a pergunta : Se você fosse um empresário, qual dois dois você confiaria a direção geral de sua empresa : Luciano Hang ou Renan Calheiros ??