Blog do Marcelo José
  • Início
  • Política
  • Economia
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Política
  • Economia
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Blog do Marcelo José
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Destaque

Paraibano dono da CAOA ganha ação e trará novos modelos Hyundai para o Brasil

26 de julho de 2021
Paraibano dono da CAOA ganha ação e trará novos modelos Hyundai para o Brasil

A colunista de Uol, Cláudia Carsughi, revela em  detalhes os detalhes da briga judicial entre Caoa e Hyundai pelos direitos de importação e fabricação de veículos da marca no Brasil. O texto revela a fantástica história do médico paraibano, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, seu império no ramo de automóveis, e o desfecho que lhe garantiu o direito de importar e produzir os veículos. Veja o texto da jornalista e psicóloga, abaixo :

A história já é conhecida do mercado, a marca fecha uma parceria com um representante no Brasil, espera se fortalecer e assim que consegue judicialmente, assume a titularidade no país. Vimos isso acontecer com a Citroën e com a Hyundai não foi diferente.

Na verdade, aconteceu também com a Renault, quando estabeleceu parceria com o grupo Caoa, em 1992, durando até 1998, quando a marca francesa resolveu construir sua fábrica no Paraná e finalizou a parceria.

O grupo Caoa é símbolo de sucesso e fortaleza. Para quem não sabe, Caoa são as iniciais de seu fundador, o Dr. Carlos Alberto de Oliveira Andrade, médico paraibano que, em 1979, comprou um Landau e não o recebeu, pois a loja faliu.

Assim, ele propôs ficar com a empresa como indenização, e com seu enorme talento, em seis anos a Caoa já era a maior revenda Ford do Brasil.

Na sequência, no ano de 1999, começou a parceria comercial entre Caoa e Hyundai, um excelente negócio para a marca sul-coreana, pois se aliou a um grupo de sucesso no Brasil. Em 2008 a Hyundai assinou contrato com o grupo Caoa por um período de 10 anos, com renovação automática por mais um período igual ao anterior, ou seja, em tese, até 2028.

No entanto, há exatos 3 anos, em 30 de abril de 2018, venceu o prazo e a Hyundai enviou uma carta à Caoa cancelando o acordo. O advogado que representa a Caoa, Dr. Sérgio Bermudes, afirma que a Hyundai não apresentou justificativa que validasse o rompimento.

Essa semana saiu o resultado da ação que foi julgada em Frankfurt, na Alemanha, com parecer favorável à Caoa, garantindo sua produção e importação de produtos da Hyundai até 2028.

A Hyundai produz em Anápolis (GO), os modelos Tucson e o ix35, além dos caminhões leves HR e HD78, e importa o Azera e o Santa Fé.

Hyundai Santa Cruz

Hyundai Santa Cruz: ousadia no design com porte de Fiat Toro (Foto: Divulgação/Hyundai)

A novidade é que o grupo Caoa pode trazer ao Brasil a nova geração da Tucson, assim como a picape Santa Cruz, que vem para concorrer com a Toro.

Além desses, outro modelo que pode vir a ser produzido por aqui é o Elantra, que recebeu uma grande atualização no começo de 2020 e ficou além de mais bonito, maior que a versão anterior em comprimento e entre-eixos, além de receber luzes em LED, para-choques com novo desenho e uma grade bem grande.

Por fim, aos fãs da marca, vem novidades em breve!

CLAUDIA CARSUGHI

Claudia é Psicóloga por formação e atua no Jornalismo há mais de 20 anos. Filha do Claudio, resolveu dar continuidade à sua brilhante carreira alimentando as colunas de Automobilismo do Portal.

MATÉRIA DA QUATRO RODAS :

Demorou, mas a novela parece ter chegado ao fim. Caoa e Hyundai brigavam na justiça pelo direito de produzir os carros da marca coreana no Brasil desde 2017. A questão chegou à corte arbitral da Câmara…

Leia mais em: https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/caoa-vence-hyundai-na-justica-e-podera-trazer-novos-modelos-ao-brasil/

Post Anterior

VÍDEO- Manifesto pró-voto impresso em JP terá arrecadação de alimentos para doação

Próximo Post

Chapa “Marcelo Figueiredo” vai comandar Instituto de Direito Eleitoral na Paraíba

Próximo Post
Chapa “Marcelo Figueiredo” vai comandar Instituto de Direito Eleitoral na Paraíba

Chapa "Marcelo Figueiredo" vai comandar Instituto de Direito Eleitoral na Paraíba

Ruy Carneiro cobra centros para tratamento de sequelas decorrentes da covid-19

Ruy Carneiro cobra centros para tratamento de sequelas decorrentes da covid-19

Sem conteúdo disponível
  • Início
  • Política
  • Economia
  • Contato

© 2021 Todos os direitos reservados | Desenvolvido por AtivaWeb

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Política
  • Economia
  • Contato

© 2021 Todos os direitos reservados | Desenvolvido por AtivaWeb