O deputado Anísio Maia (PT) perdeu a paciência com os deputados faltosos e com as sessões esvaziadas na Assembleia Legislativa da Paraíba. Nesta segunda feira o parlamentar deverá apresentar ao presidente Gervásio Maia (PSB) uma proposta para normatizar a fundamentação que os colegas utilizam para faltar às sessões, e também vai propor ponto eletrônico que deverá ser assinado duas vezes em cada sessão, às 10h e às 12h, sob pena de corte proporcional nos salários dos parlamentares faltosos.
A gota d´água ocorreu na quinta feira, quando deveria haver sessão deliberativa, ou seja, para apreciar e votar requerimentos e projetos, mas dos 36 dpeutados, 24 deles não foram à sessão. Segundo constava no painel eletrônico apenas 12 parlamentares estiveram na Casa. Sobre as justificativas dadas pelos colegas, o deputado Anísio Maia contestou : “Eu não vejo justificativa para faltar à sessão. Cada parlamentar tem sim como compatibilizar suas atividades externas com as sessões na Casa. Pra mim só tem um jeito de resolver isso, é uma proposta que vou encaminhar aqui na Casa”, anunciou Maia.
Os dois pontos principais que estarão na proposta do deputado Anísio Maia são :
1- Criar regras claras de justificativa da ausência de deputados nas sessões;
2- Criar o ponto eletrônico, obrigando os deputados a registrarem presença na sessão, duas vezes durante a duração de cada sessão, às 10h e às 12h, sob pena de corte no ponto e corte de salário do deputado faltoso.
Para o deputado Anísio Maia , que resgata o debate sobre esvaziamento nas sessões deliberativas, o parlamentar lamentou o festival de justificativas. “Essa minha proposta é para não permitir que qulauqer evento seja justificativa para falta aqui na Casa. Justificativa tem que ser fundamentada naquela situação imprescindível à participação do parlamentar. Senão vai ser um festival de justificativa e o corte de ponto não vai valer de nada”, comentou.